terça-feira, 30 de março de 2010

GP High Performance (11)

Por: Pedro Eduardo Szépkúthy


Carro: Gol "Bolinha"
Ano: 1995
Numeral: #15
Piloto: Angelo De Cecco "Tatu"
Categoria: Arrancada


Motorização 2100 cilindradas, movido a álcool e câmbio escalonado GP. Acumulou 5 Troféus.

Esse carro Tambem era muito bom. Com preparação inferior, andava na frente de carros mais potentes e elaborados.

Foi adiquirido quando os irmãos De Cecco aposentaram o Passat 78 vermelho em 2000.

Correu até 2002 quando foi vendido aos irmãos Passareli e passou a correr em Piracicaba no circuito de terra.



Mil Milhas Paper Slotcar

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Como muitos já devem estar sabendo, neste final de semana, dia 03 de Abril, sábado vai acontecer a 1ª Edição das Mil Milhas de Paper Slotrcar.

Organizada pelo Fábio do blog paperslotcar.blogspot.com, e com colaboração de muita gente...


A programação do evento:

Todas as atividades marcadas para o dia da prova, 03/04/2010.
Vistoria Técnica: - 14:00 - obrigatorio
Briefing : 16:30 - obrigatorio
A largada : 17:00
Duração : duas horas a prova
Bandeirada Final : 19:00
Premiação : 19:30
Inscrição por equipes no valor de 40 reais e todas equipes terão que ter ter dois pilotos
A inscrição poderá ser feita até o início da vistoria técnica.
Devido a quantidade de troféus que te mde ser feitos acabamos limitando as equipes a dois pilotos, sendo assim cada um pagaa 20 reias.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Rodas

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Neste fim de semana, estava na oficina e resolvi dar um tapa no Puma que estava todo empoeirado do jeito que tinha terminado a última prova...

Por mais que voce deixe o carro limpo, se a roda e pneu não estiverem limpos, o carro nunca fica bonito... Bastaria passar o "pretinho" nos pneus que já ajudaria muito depois de encerar a carroceria e limpar os vidros, mas no caso do Puma, usa rodas de liga de magnésio...

Quem teve sabe como é... A liga de magnésio é um material muito leve e resistente (este jogo de rodas esta rodando por volta de 40 anos, passando por vários carros de corridas e continua em perfeito estado). Se polido fica muito brilhante e bonito. Mas ai que esta o problema...


No Puma o centro das rodas é pintado, deixando somente o aro no material puro onde é realizado o polimento. O polimento é manual mesmo, sacrificante e cansativo, mas o resultado fica bonito... (pena que dure tão pouco, qualquer umidade acaba com o brilho e o material fica fosco novamente).

Nas fotos eu fiz o polimento em 2 rodas e as outras duas só limpei com um pano... Nota-se a diferença... vendo de perto é maior ainda, o flash da camera atrapalhou um pouco...

E aproveitando o assunto, fiz uma comparação das rodas... a da esquerda é de um Chevrolet Astra de 17" que esta na oficina para um serviço fundidas em janeiro de 2010. E a da direita é a roda do Puma 13", acredito eu fundida em 1969 ou 1970... Impressionante é a diferença de peso das duas...



Tambem fica a brincadeira de modernizar as rodas do Puma... (eu achei muito estranho... meu pai até que gostou... sei lá)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Foto de Época

Por: Carlos Eduardo Szépkúhty


Fusca #29 de meu pai (Pedro) em Interlagos...
Estreantes e Novatos início dos anos 80 (ele deve saber a data exata).

domingo, 21 de março de 2010

Cine

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Faz um tempinho já que o Amigo "Bob" Morales mandou este vídeo feito por ele e seu Porsche 550 em uma viagem...

Achei ótimo, muita criatividade de angulos e takes de cameras diferentes... Ainda mais fazendo tudo sozinho! Esta de parabéns!

Segundo ele, ainda não está satisfeito por conta da tremida na camera... acho que esta ótima, ainda mais depois de assistir as cameras on board da Formula Indy em São Paulo!

quarta-feira, 17 de março de 2010

Tempos

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Mais uma vez falando da 1ª Etapa da Copa Clássicos de Competição...


Dessa vez a interesante comparação dos meus tempos e os tempos do Leandro do Fusca AP #49 o qual briguei durante a prova toda...

Para quem não assistiu de perto é interessante ver como estávamos andando juntos... diferença de décimos em algumas voltas...

Eu estava quase nada mais rápido, mas Leandro se defendia muito bem e não conseguia passar ele... Após a entrada do Safety Car, para neutralização da prova, meu carro já apresentava problemas e não consegui acompanhar, até abandonar a prova...

Estamos consertando o estrago no motor e dia 11 de abril, 2ª Etapa pretendo estar lá....

segunda-feira, 15 de março de 2010

GP High Performance (10)

Por: Pedro Eduardo Szépkúthy


Carro: Passat Prata
Ano: 1978
Numeral: #151
Piloto: Antonio "Pitoko"
Categoria: Arrancada

Motor 2350 cilindradas e cambio escalonado pela GP. Andou em 2001


Substituiu o Passat Vermelho; Esse carro não virou.

Foi "transplantada" atoda a mecânica de um para o outro, porem o prata não vingou... Simplesmente não havia meio de fazer ele "virar tempo".

Acabamos desistindo dele depois de um período de "sofrimento"



sábado, 13 de março de 2010

Museu do Dodge

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Semana passada, através de uma postagem antiga feita aqui no blog, onde meu pai Pedro, relatou sua estréia em corridas... Em 1980 com um Dodge em interlagos... (http://gpomec.blogspot.com/2009/05/corrida-de-estreantes-e-novatos-01.html)

Tive a oportunidade de conhecer o blog e o projeto de Alexandre Badolato, com o Museu do Dodge...

Trocamos alguns e-mails depois de um mal entendido e tive a surpresa de receber na oficina este presente das fotos...


Achei simplesmente sensacional o livro, a qualidade das fotos, da restaurações dos carros, impressionante... Recomendo a leitura do livro a todos que gostam de Dodges e carros bonitos...

Gostaria de agradecer ao Alexandre pelo presente e deixar a dica para todos que acompanham este blog de conhecer seu blog e site que contam a paixão de Alexandre por Dodges...


Blog: http://museudodge.blogspot.com/
Site: http://www.museudodge.com/

ps.: O Dodge #29 é de meu pai, Pedro... Eu ainda não existia na época... Mesmo assim obrigado pela dedicatória!

terça-feira, 9 de março de 2010

Cine

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Vamos com os filmes da corrida de domingo então...

Primeiro deles é uma edição de vários videos feitos de fora pelo nosso fotógrafo oficial "Paulinho"... Segundo ele disse que teve dificuldades com a camera, mas na próxima pretende melhorar... eu achei ótimo!

O Segundo é o Onboard do Puma #17 na corrida... Largada + 3 voltas... Dá pra ter uma idéia do que foi a briga com o fusca do Leandro. O tempo todo antes da relargada foi assim...

Ainda ficou faltando o vídeo Onboard do Puma #17 no Treino.... Estou editando, são 4 voltas que estou andando sozinho até ter problemas no carro e voltar para o box... Este coloco durante a semana!



Quebrou...

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Por hoje eu tinha prometido o post com minha narrativa da corrida, pois então vamos lá...

O carro não tinha mudado quase nada da última etapa do ano passado para o domingo dia 07 de março. Apenas alguns acertos de suspenção, a instalação de uma bomba de circulação de óleo no motor e uma mudança no visual...

Sábado, trabalhamos no carro quase nada durante o dia, tinha andando com ele na semana passada na rua e ele estava ótimo... No fim da tarde, saiu um sol e pensei, vou colocar ele lá fora para tirar umas fotos. Ao sair com ele, fui dar uma volta no quarteirão; O carro não ia, estava amarrado, ruim.

E começa a surra que tomamos no sábado; Já era por volta de 18h30, fizemos um acerto de carburação e vamos testar de novo... Melhorou, mas estava com o pé atras... até que ao parar na frente da oficina, desliguei o motor; Fui ligar novamente e apresentou sinal de bateria descarregada...


Meu pai é mecânico, intende um pouco de elétrica, mas não é eletricista... Fizemos algumas medições e ligamos para um amigo eletricista. Foi constatado que o alternador não carregava. Era 8 horas da noite de sábado antes da corrida, com o alternador do Puma sem funcionar não dava pra correr no domingo, e arrumar um alternador de fusca para trocar era meio complicado...

Depois de alguns contatos, eis que chega o amigo Cesar, eletricista com um alternador de Fusca nas mãos. Mesmo assim ele examinou o carro antes de trocar e tudo foi mais simples do que parecia, alguma coisa estava isolando o carvão do alternador e ele não carregava a bateria... Problema resolvido, fomos para casa por volta das 22 horas...

Chegamos bem cedo ao autódromo, mesma rotina de sempre, descarregar o carro, vestir macacão, preparar tudo, fazer vistoria e ir treinar...


Nos treinos o carro estava ótimo, começei devagar, freando nos 150 m para esquentar pneu e motor, na segunda volta já freiava nos 100m e o tempo baixou. O carro escapava de frente em curvas para a direita, mas mesmo assim estava ótimo. Continuei a abusar e passei a freiar nos 50m. O carro continuou aceitando... pensei nossa hoje vai... Abri a 4ª volta empolgado, freiei para entrar no S do Senna perto dos 40 m, nunca abusei tanto, e para minha surpresa, apesar do carro balançar bastante na freada, ele aceitou numa boa... Até chegar no Pinheirinho e ter problemas... Me arrastei até o box.

Se soltaram todos os 6 parafusos da tampa do carburador do lado esquerdo e a tampa ficou solta... O carro ficou pronto exatamente na hora que o box fechou para treinar, que pena... Mesmo assim tinha virado o meu melhor tempo até então 2m25s que me rendeu a 6ª posição na classificação.


Para a corrida como de Costume o grid é sorteado, coincidentemente, larguei em 6º, bem no meio...

Larguei bem, passei o Corcel do Lin, contornei o S do Senna e o Silvio fechou a porta na minha cara com o Passat, e na descida que foi brabo... Decemos emparelhados a reta oposta eu no meio, o Fusca AP do Leandro a minha esquerda e o Passar do Silvio a minha direita...


Na freada o Leandro com o Fusca ficou por detro e levou a melhor... Começou então minha briga com ele... Fiquei na cola dele o tempo todo, estava virando mais rápido que ele, mas não conseguia passar, ele estava se defendendo bem e em saidas de curva e retas o carro dele tinha muito mais torque...

Estava tirando a diferença na freada, e ele sabendo disso tambem estava freando lá dentro da curva. A freada do S do senna passou a ser o ponto mais crítico. Quase sempre travei a roda dianteira esquerda tentando forçar a ultrapassagem...

E a corrida se desenrrolou dessa forma, eu tentando de toda maneira passar ele que estava em 2º na geral... Cheguei a colocar o carro na frente na saida da curva do lago, depois de passar com as 4 rodas em cima da zebra, mas na subidinha do laranja ele me passou de novo...

Veio a 6ª volta onde entra o Safety Car para a neutralização e relargada, nesta volta o Puma já apresentou uma perda pequena de desempenho e eu já observava a fumaça que saia lá de tras. Na relargada, quando enfiei o pé, o carro não desenvolveu... Não crescia, fiquei e fui ultrapassado pelo Finoti com o Topolino e o Berg com a Porsche. Ainda briguei com o Berg pela posição e retomei ela na junção, mas na curva do sol logo em seguida o motor já tinha ido... não acelerava mais e a fumacera lá atras não parava...


Tentei me arrastar pela pista até o Box, mas quando chegou na Subida do café quase no topo o valente motorzinho terminou de quebrar... parei por ali mesmo e fiquei assistindo a corrida por mais 3 voltas... Que sensação ruim...

O que aconteceu no motor eu conto amanhã, já foi desmontado hoje na oficina...

E parabéns a todos que estiveram presente no grid, foi uma ótima corrida e um show muito bonito pro público presente!

Já coloquei no Youtube o vídeo feito de fora por Paulinho, nosso fotógrafo oficial! Mas como o youtube insiste em dizer que o site está em manutenção, amanhã faço mais um post com o Filme!

Ps.: Fotos do Rodrigo Ruiz (www.velocidadeonline.com.br)

domingo, 7 de março de 2010

Foto do Dia

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Mais uma vez foto do dia, mas acho que vão gostar...

Acho que já vi essas fotos antes...

Fotos recentes: Deste domingo07 de março de 2010;

Fotos antigas: 2ª Prova de Estreantes e novatos de meu pai (1980). Com o mesmo Puma, atual #17. (Até a roda traseira é a mesma ainda).












ps.: Amanhã provavelmente eu coloco o post sobre a prova de hoje. Fiquei meio triste. Larguei em 6º, o carro tava muito bom, estava pressionando o 2º colocado (Fusca AP) quando na relargada aconteceu alguma coisa errada no motor do Puma que quebrou o 3º cilindro do motor... Amanhã conto como foi...

sábado, 6 de março de 2010

Foto do Dia

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Hoje uma foto do layout do carro para esta prova do dia 07... Ainda tem mais detalhes que ainda vou colocar....

E tambem reforço o convite para assistir a prova no Domingo as 11h30. Ouvi no rádio o comercial chamando para o evento do Banco Santander com a Ferrari de F1 e Felipe Massa e etc, que começa as 11 horas... ótimo para a CCC que todo mundo que for assistir o Massa vai ter que nos assistir antes!

terça-feira, 2 de março de 2010

1ª Etapa 2010

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Bom o ano finalmente começou e voltei a ficar sem tempo... O blog desatualizou como de costume na semana de corrida, mas vamos tentar mudar isso...



Neste fim de semana em Interlagos vai acontecer a 1ª etapa do Campeonato Paulista. Vai ser como sempre é, a Copa Clássicos de Competição vai andar no Domingo dia 07 de março.

Vou estar lá com o Puma #17... não faço nem idéia de como vai estar o grid, cheio, vazio, mas vou estar lá!

Estão todos convidados. Entrada gratuita. Só o estacionamento dentro do autódromo que costumam cobrar R$ 10,00...

Os horários de todas as categorias estão no sempre confuso site da Fasp (www.faspnet.com.br). Mas a Copa Clássicos vai ter o Warm Up das 8h30 até as 9h e Corrida as 11h30 com 30 minutos de duração...

Quem aparecer por lá, sinta-se convidado a dar uma passadinha nos boxes para bater um papo!