domingo, 22 de agosto de 2010

2m21s709

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Fotos e Vídeos: Paulinho

Atrasado mas ainda ta valendo!

Aconteceu a 7ª Etapa da CCC a mais de uma semana (15/08), e vamos para o nosso humilde relato de uma corrida que a príncipio era somente mais uma do calendário...


Estava meio desanimado depois de tantas dificuldades durante a temporada, problemas com o carro, falta de dinheiro, corrida a cada 20 dias, e o episódio da prova anterior. Mas mesmo assim revisamos o bom e valente motorzinho "remendado", com os cabeçotes trincados, e rodamos com o carro alguns dias pelo bairro.

Claro que andar na rua não tem nada a ver com pista, mas de tanto monta e desmonta o carro precisava andar... ficava mais tempo desmontado do que montado! E conforme o carro andava parece que ele ia ficando mais firme... o barulho melhorou o carro ganhou a força que tinha antes!

No Sábado ajudei um pouco meu pai a resolver alguns detalhes no carro, mas quem trabalhou mesmo foi ele.

Domingo como de costume, saímos bem cedinho da oficina, chegamos em interlagos com uma garoa chata que não deixava o asfalto secar, que já estava bem lambusado de óleo do racha que aconteceu durante a madrugada de sábado pro domingo. Nosso treino como é bem cedinho, pegamos a pista nesse estado e os tempos foram altos. Foi um show de rodadas, eu mesmo não parava na pista, andando sempre junto com o Silvio do Passat #33 e o Eduardo seu filho com o Chevette #78, mesmo assim consegui pegar alguns defeitos no carro e afinar a mistura... Tive uma rodada perigosa na saída do lago (no mesmo lugar onde alguns minutos antes o Marcelo Zebra com a BMW #13 esteve na mesma situação que eu, mas teve a infelicidade de encontrar o muro do lado de dentro da curva que estragou legal seu carro) onde o carro escapa muito de traseira, mas consegui deixar o carro escapar para a grama ficando fora de perigo, e inclusive ver o pessoal do resgate no guardrail aplaudindo a minha rodada... Um sarro mesmo!!!


Bom, rodadas a parte, chegou a hora da prova e o sol tinha saído, etava um frio brabo, mas o sol estava lá e a pista tinha secado!

Fui sorteado para largar em 12º de um total de 20 carros. Meu "rival" de categoria era o regis que estava largando 3 posições na minha frente. O carro se apresentava ótimo, apenas com um problema de freios que estava me fazendo freiar bem antes do que se deve.

E veio a largada, o semáforo estava quebrado e foi na bandeirada... Mesmo assim larguei bem consegui ganhar umas posições e vi o Regis passando direto no S do Senna abandonando a prova com problemas, uma pena que seria ótimo andar junto dele! Passei então a poupar o carro já que estava em 1º na minha categoria na atual situação, mas mesmo assim voce nunca quer entregar.

Estava entre o Passat #08 do Alexandre e o Passat #33 do Silvio e mesmo sem frear no limite e vindo bombando o pedal do freio para conseguir reduzir e entrar na curva, conseguia pressionar o Alexandre, o que me deixava feliz, até o Fabrício Abrantes com o Fiat #77 encostar trazendo o Silvio junto eu dei uma trégua pro freio e eles me passaram!


Como previsto na 6 volta entrou o safety car para a neutralização da prova e comecei a fazer minhas contas, estava em 5 ou 6, não me lembro, mas em 1º na minha categoria, era só terminar a prova que tava tudo bem... Mas na relargada, os 2 DKW estavam na nossa frente e "amarram" o transito na subida do café fazendo os 3 primeiros abrirem uma reta de diferença do resto. Ficou muito confuso quando podia e quando nao podia ultrapassar, nessa confusão eu e o Abrantes com o Fiat na minha frente levamos a pior e fomos ultrapassados por uns 4 ou 5 carros, dentre eles a Puma #99 do Robson que estava na minha categoria.

Passei então de uma corrida de poupar equipamento para recuperação. Vim trazendo atpe onde dava para freiar o carro, e cada vez piorando, saindo muita fumaça dos freios dianteiros....

O meu tempo por volta foi baixando, fui passando todo mundo e acompanhando a briga do Abrantes e o Narciso na minha frente, até na freada do S do Senna, falhar o freio, passei direto e consegui parar e voltar pra prova, ainda em 1º na minha categoria!

Mais uma volta e o freio muito ruim, praticamente zero. Faltando 2 voltas para acabar na freada da curva do lago, a freada mais forte de interlagos, vim tentando fazer dar freio do meio da reta oposta e nada do carro diminuir. Estava bem rápido, se aproximando, reduzi para 3ª e o carro nada de desacelerar, se tentase entrar na curva naquela velocidade, teria problemas maiores, resolvi passar dierto e tentar freiar... sai da pista e nada do carro parar, embiquei para a caixa de brita que é bem grande e pensei, agora vai ter que parar.... e parou! Mas mesmo assim chegou perto do fim da brita!

Fiquei esperando acabar a prova para ser rebocado e feliz, pois o motor estava ótimo!

Ao retornar para o Box guinchado, tive a feliz surpresa que estava no pódio em 2º o estreante Mauro com a Puma #100 não me ultrapassou e consegui o 2º lugar! Para ficar ainda mais contente, quando olhei para a folha de tempos, tive a surpresa, havia abaixado 2 segundos do meu melhor tempo em interlagos! 2m21s709!!!

Mais uma vez não terminei a prova, mas sai de lá muito contente!!!

Ainda não tive tempo de editar o vídeo on board, mas já coloquei no youtube um compacto da prova feito pelo amig Paulinho!

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

7ª Etapa

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


E vamos chegando a 7ª Etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto. 7ª Etapa tambem da CCC 2010.

Os horários são os seguintes:
Copa Clássicos de Competição:

Domingo - Dia 15 de Agosto de 2010
Das 09h00 às 09h30 - Warm Up
Às 11h - Largada (30 minutos de duração)

Para baixar o horário completo do final de semana em interlagos é só clicar AQUI!

O procedimento para quem for assistir é quase sempre o mesmo... Acho que agora estão cobrando R$ 15,00 de estacionamento dentro do Autódromo, depois é só subir uma das escadas metalicas azuis atras do Padock e driblar os guardas!!!

Pretendo estar junto do pessoal da CCC entre os boxes 18 e 20. Quem resolver enfrentar o frio e o vento logo no domingo cedo em Interlagos está convidado a passar lá e dar um oi!

Lembrando que será a última prova do calendário paulista antes do circuito fechar para o GP do Brasil de Formula 1. Ou seja só vamos ter outra etapa do campeonato no final de novembro.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Puma II

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Bom dando continuidade ao trabalho no carro que ficou parado um tempo por diversos motivos.

Este é mais um Puma GT 1969, que quando peguei estava bem ruinzinho, está sendo praticamente refeito tudo de novo na fibra do carro. Ainda bem que temos o Vermelho #17 para tirar moldes, medidas e voltar tudo ao original...


Bom ainda não decidido o destino dele, se vai andar na rua ou na pista (CCC ou CC quem sabe?), ou talvez os dois... mas de qualquer forma vamos continuar com o trabalho!



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Noite do Puma

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Nessa terça feira, dia 03 de agosto, no evento Auto Show (aquele encontro de carros antigos já conhecido por muitos qua acontece toda terça feira a noite no sambódromo), foi realizado o 4º Aniversário do Puma Clube.


Assim como no ano passado em que estive com o Puma #17, fui convidado para participar do evento junto ao clube.


Não tirei muitas fotos, provavelmente o Felipe Nicoliello, presidente do Puma Clube e quem escreve o ótimo blog Puma Classic, com toda certeza deve ter fotografado tudo e assim que ele publicar no blog dele eu coloco um link aqui!

Como sempre os Pumeiros muito unidos mesmo com o frio congelante que estava fazendo em São Paulo, compareceram em peso com muitos carros, bonitos, raros, diferentes modelos, enchendo a passarela muitos pumas.

Dessa vez foi realizada uma homenagem ao designer do Puma, Anísio Campos, que compareceu no evento e conferiu tudo, assinando inclusive meu capacete!!!



Alem do Puma #17, o Puma #79 do Régis Cava, companheiro de CCC, estava lá e eramos os únicos integrantes de carros de corrida. Tambem estavam presentes o Ruy Quintela com seu filho (Puma #57 CCC) e o Wlamar Paiosin (Puma #67 CCC), que disse que esta louco pra voltar a acelerar seu Puma em interlagos!


Achei essa foto interesante... Felipe Nicoliello falando ao microfone de costas, os Pumas #17 e #79, Anísio Campos e Crispim (Mecânico da antiga Equipe Vemag) conversando... O que será que estavam falando?