terça-feira, 30 de novembro de 2010

Foto do dia

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Na semana passada, acompanhando o blog do jornalista Flávio Gomes, vi um post onde ele indicou este site que mostra os carros que os Beatles usaram durante suas vidas....

O que me chamou atenção foi este ai da foto do Paul... Agora eu sei da onde o Finotti tirou a idéia para pintar seu Topolino que anda na CCC!


segunda-feira, 29 de novembro de 2010

8ª e 9ª Etapa

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Correndo com o assunto atrasado porque tem muita coisa nova acontecendo...


Aconteceu neste mês de silêncio que tive no blog a rodada dupla do Campeonato Paulista e consequentemente da CCC tambem. Como foi a apenas 1 semana depois da corrida dos 500Km e eu tive problemas com o Puma, não tive tempo nem dinheiro suficiente para deixar o carro rodando de novo, mas fui conferir a festa da categoria de perto.

O grid estava cheio, todo mundo com saudade de acelerar e fizeram uma festa bonita...
Dessa vez assistindo a prova de fora, não dentro da pista como de costume, consegui tirar boas conclusões... A CCC com as regras de grid sorteado, volta de neutralização com o Safety Car e carros bem equilibrados, consegue sempre fazer corridas interesantíssimas de se assistir, sempre tem gente andando junto, seja na ponta, no fundão, lá no meio, sempre tem alguem se pegando e alem de tudo tem o tempo limite que os carros mais fortes tem que respeitar... Simplesmente ótima para assistir!

E dessa vez o que eu vi foi um congestionamento na largada... todo mundo junto entrando no S do Senna... Uma loucura, mas diferente de Marcas e Pilotos, onde os carros não se tocam e não há manobras agresivas. Muito legal mesmo!

Depois das primeiras voltas quando começa todo mundo a se espalhar, entra o Safety Car e junta todo mundo de novo pra mais uma confusão... Não sei o que é mais legal, participar ou assistir!!!

Como não andei, não tenho nenum depoimento sobre as provas, nenhum drama... Mas pra não passar em branco, vou repetir o relato do Gustavo Araújo do Fiat 147 #64, o Magic Box (http://fiat147magicbox.blogspot.com/) para ilustrar essa etapa!!!

"Quanto ao Magic as coisas não foram muito tão boas assim. Acabamos nos "perdendo" no acerto da carburação, tudo devido à problema já durante o treino classificatório, quando o segundo estágio do carbura insistia em travar aberto, com isso não tínhamos parâmetro para ver se estava tudo ok ou não.Conseguimos resolver o problema do travamento para a primeira corrida (8a. etapa) porém o carro não se apresentou muito bom com o ajuste que estava, falhava muito. Para a segunda corrida (9a. etapa) resolvemos aumentar a giclagem por acreditar que tínhamos um problema de "falta". Ledo engano, era excesso, com isso o carro piorou ainda mais e com os tempos ainda mais altos do que na primeira corrida acabei em 11o. na geral e 5o. na "B".


O excesso de combustível era tanto que o carro consumiu 13 litros a mais do que de costume e fiquei a pouco mais de uma volta para que ficasse no meio da caminho com pane-seca. Assim que cheguei no parque fechado a pressão do combustível caiu e o carro apagou.


Agora é quase que começar do zero novamente quanto a carburação, esperamos que na próxima e última etapa do campeonato esteja tudo ok."

Como visto no texto o fim de semana do Gustavo e o Magic Box foi meio complicado, espero que na Ultima etapa neste final de semana seja mais tranquilo!


Fotos do Rodrigo Ruiz das 8ª e 9ª Etapa neste Link!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

FIA GT1

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Por conta do atraso no blog, a notícia já esta meio velha... Mas pela importância do evento vale a nota!


Neste fim de semana acontece a penultima etapa do campeonato FIA GT1, que é o campeonato mundial de gran turismo. Etapa esta que sera realizada no Brasil, no autódromo de Interlagos.

Pois é... Como sempre a mídia nacional é uma vergonha e nem se quer ficamos sabendo de um evento desses.

Críticas a parte, para todos que tem tempo disponivel, aconselho a is assistir de perto, no proprio autódromo, já que o ingresso é bem baratinho. Mas para os mais preguiçosos, será transmitido pela Rede TV ao vivo no Domingo a partir das 14h45... (horarios, programaça e preços abaixo)

A etapa da FIA GT1 sera junto de uma etapa do Itaipava GTBR, nosso campeonato nacional de GT que leva o nome da cervejaria do RJ.


Horários:
Sábado (27/11)

08:00 – 08:45 4º Treino Livre, Itaipava GT Brasil
09:00 – 10:00 Classificação, Mundial FIA GT1
10:10 – 10:55 1º Treino Classificatório, TNT Superbike
11:05 – 11:50 2º Treino Classificatório, TNT Superbike
12:00 – 12:45 1º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
13:00 – 13:45 2º Treino Classificatório, Itaipava GT Brasil
14:30 – 15:30 Corrida Classificatória, Mundial FIA GT1
15:40 – 16:25 3º Treino Classificatório, TNT Superbike
17:05 – 17:55 1ª Corrida, Itaipava GT Brasil
18:15 – 18:30 Super Pole, TNT Superbike

Domingo (28/11)

08:20 – 08:35 Warm Up, TNT Superbike
08:50 – 09:05 Warm Up, Itaipava GT Brasil
09:20 – 09:50 Warm Up, Mundial FIA GT1
10:22 – 10:52 Corrida, TNT Superbike
13:03 – 13:53 2ª Corrida, Itaipava GT Brasil
15:00 – 16:00 Corrida Principal, Mundial FIA GT1

Ingressos:

Arquibancada – R$ 10,00
Arquibancada Meia Entrada – R$ 5,00
Visitação de Box – R$ 35,00 *
Club Itaipava GT Brasil – R$ 50,00
Camarote Vip – R$ 150,00**

* VISITAÇÃO AOS BOXES NO DIA 28/11, EM HORÁRIO DETERMINADO PELA ORGANIZAÇÃO.”
** Shows com a banda Tihuana e o cantor Paulo Ricardo. Bebida alcoólica não inclusa.

Site Oficial: http://gt1world.com/

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

500 Km de Interlagos 2010

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Despois de um longo sumiço, reapareço aqui no blog e pretendo voltar a atualizar sempre!

Muitas coisas aconteceram neste tempo todo, notícias, corridas, problemas e etc...

Começando com o Puma #17... Depois de passada a Formula 1 pelo Brasil, que gerou um atraso enorme para as categorias que utilizam o circuito por conta do fechamento da pista por 3 meses, foram retomadas as competições.


Logo na semana seguinte a Formula 1, estava previsto a tradicional prova dos 500 Km de Interlagos, que tambem foi palco da última etapa do campeonato de Endurance "ressucitado" este ano.

Como de costume, os carros clássicos, em sua grande maioria a Classic Cup, foi a responsável para fazer a festa na corrida preliminar. Como é uma prova festiva, são aceitos carros de todas as categorias de antigos, juntando diversos carros de desempenhos diferentes formando assim um grid interesantíssimo, rotulado pelo diretor de prova Ernesto no briefing por "Mini Mil Milhas", onde carros com performances completamente diferentes dividem a pista e fazem uma corrida linda!

Bom estava previsto para participar desta prova com o Puma #17 com o objetivo de experimentar equipamentos mecânicos que no regulamento da CCC não são permitidos, já que nesta prova o regulamento usado seria o regulamento da Classic Cup.

Durante a semana, preparamos tudo e o conjunto mecânico que é uma mecânica dos VW Fusca Divisão 3 da década de 80, com câmbio escalonado e Webers, foi montado no carro na Sexta feira para acertos... Como sempre em cima da hora por diversos motivos. O motor funcionou, mas para o acerto das Webers, faltavam peças, o que não seria possivel arrumar na sexta a noite para andar no sábado de manhã. Então houve a mudança de planos e testar somente o câmbio, mesmo com o motor antigo usado nas provas da CCC.

Com o carro funcionando, fomos para a pista no sabado, que estava lotada, muitos carros dos 500 Km, muitos caros da Classicos... Realmente o pessoal estava com saudade de acelerar.

Logo cedo fomos treinar... O cambio realmente era muito diferente, pra melhor, mas estava com a luva de engate da segunda com problemas, no qual muitas vezes era difícil de entrar marcha e dificil de sair, mas o escalonamento, a maneira como as marchas imendam é notável a diferença.

Mas era muito cambio para pouco motor. Precisava de mais giro para o cambio funcionar melhor, o que o motor usado na CCC não possui, funciona bem até os 4800 RPM, 5000 RPM e o cambio ainda estava a crescer nessa faixa de giro.

Em uma volta, na subida do café dividindo com o Natali de Alfa, estiquei as marchas até um pouco mais do que deveria, e quando coloquei 4ª o motor ameaçou quebrar. Mais uma volta na pista e temos uma bandeira vermelha. Um Passat da Classic Cup bateu no S do Senna e o treino foi interrompido. Fui para box e me deparei com o pneu dianteiro esquerdo furado.

Realmente não era um fim de semana de muita sorte. Resolvemos voltar para oficina com o carro, montar o cambio antigo e trocar o miolo do motor que ameaçou quebrar para garatir e simplesmente participar da corrida no Domingo.

Bom o trabalho era grande e cansativo, mas conseguimos montar tudo, mas não testamos, praticamente não houve tempo... Fomos para a pista mesmo assim.


Tivemos mais problemas como a diferença das bitolas dos semi eixos pela manha e durante a prova o motor sem acerto e "grilando" muito. Como disse, simplesmente participamos, o que foi bom para ter a experiencia de andar junto da Classic Cup e tirar algumas conclusões.

Nos treinos de Sabado, consegui arrancar na marra um 2m24s que me classificou na frente do meu "rival" de CCC o grande Régis do Puma #79 que virou 2m25s
Mas na prova utilizando apenas 1/3 do acelerador e sem freio traseiro nenhum, precisava puxar o freio de mão aos 100m, freiar no pé aos 50m, reduzir para 3ª aos 25m e entrar na curva.... Uma loucura, perdi o pega que teve entre o Regis e o Lin do Corcel #88, onde se pegaram o tempo todo até o Regis rodar no finzinho e o Lin ficar com o 1º Lugar da categoria CCC.
Sobre a Classic Cup, não consegui acompanhar muito porque eu só via o pessoa me passar na reta como um tiro... Mas parece que foi bem legal tambem, brigas entre CC e Alfas com pneus Slicks.

Essa foi a prova dos carros Antigos nos 500 Km (a Min i- Mil Milhas), mais tarde eu conto sobre a prova oficial, sobre a rodada dupla do Paulista que aconteceu no ultimo fim de semana, sobre as notícias e tudo mais....

Vamos por a casa em ordem!