sexta-feira, 28 de maio de 2010

Aniversário!

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Agora o convite é oficial!


Na próxima etapa do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, domingo, dia 13 de Junho, vai ser a comemoração de 1 ano da CCC. Com a presença dos pilotos Bird Clemente e Marinho da equipe da fábrica DKW.
Todos estão convidados. Vai ser uma grande corrida com um grid que deve passar de 30 carros!

Mais informaçoes vou colocando aqui no blog na semana que antecede o evento!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Capítulo 4

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Vamos para nossa descrição da corrida, ou quase corrida da 4ª Etapa que aconteceu neste fim de semana em Interlagos.

Na última corrida, eu comecei o post dizendo que foi possívelmente uma das minhas melhores corridas, desta vez eu praticamente nem corri, mas nem por isso foi ruim, apenas mais um capítulo!

O Fim de semana começou bom, era sábado 14h30 estavamos com tudo pronto, o carro, testado na rua estava ótimo, tudo perfeito, foi até estranho.
Chegou o Domingo e a mesma rotina de sempre, a não ser pelo meu estado de saúde, acordei com um pouco de febre e gripe, mas algumas blusas por baixo do macacão e vamo pra pista!

Veio as 8h, e abriu box para o treino livre, na primeira volta já senti que o carro estava horrivel... não tinha chão nenhum (o piso estava molhado e com muito óleo), freava desequilibrado, o cambio estava escapando 3ª, mas o motor vinha bem!

Dei 1 volta na segunda já com os pneus um pouco mais quentes, começei a abusar um pouco mais, mas tava muito ruim o piso. Ao abrir a 3ª volta, o motor começou a "Grilar", apresentar o barulho típico de pré-ignição. Completei a 3ª volta bem devagar, praticamente sem acelerar, não queria que quebrasse novamente o motor como na 1ª etapa e perder todo o desenvolvimento de novo.


Ao parar no Box, meu pai já esperava para ver o que estava acontecendo. Tiramos as velas e realmente estavam apresentando um sintoma de falta de combustível na mistura, feito o acerto na mistura e nas velas mais do que rápido (10 minutos), consegui sair de novo para dar mais 2 voltas de treino... Onde o carro parecia bom novamente!

Veio a prova, com a pista quase seca e mais limpa, fiz 2 voltas de reconhecimento judiando do motor para ver se apresentaria o problema novamente, e estava ótimo! Parei no grid até que contente, com o Zebra na minha frente na Pole, o Regis do Puma #79 em 2º e eu em 3º. Todos da minha categoria, iria ser uma boa briga!


Veio a largada. Dei uma erradinha e fim uma larguada razoável, mas consegui passar o Puma do Regis e ficar com a 2ª Posição. Que não durou muito até o Nenê Finotti com o Fusca Prata me passar. Como um relógio, após completar a segunda volta, o barulho no motor voltou a aparecer e o motor começou a perder rendimento. O que começou a ficar complicado, 3ª volta, com um motor perdendo força, freiadas desequilibradas e baçançando muito de reta, comecei a ficar para tras...

O brarulho começou a aumentar muito depressa, pensei: vai quebrar de novo, preciso parar, não vai ter jeito. E realmente na 4ª volta abandonei. Não muito feliz, mas pelo menos não quebrou.

Acontece, já estamos trabalhando no defeito há algumas corridas, encontrando dificuldades para acertar, por não ter oportunidades de testes de rodagem. Na rua é muito complicado e na Pista não tenho tempo disponível para tal. Mas estamos progredindo, sabemos que o equipamento que temos é bom e tem potencial para andar na frente. Só precisamos ter paciência de acertar! É assim mesmo, mais um Capítulo!

Queria aproveitar para parabenizar o Gustavo Araujo do Fiat 147 amarelo #64, o Magic Box; Que estreiou na 4ª etapa e foi ótimo, teve uma estréia tranquila, sem dores de cabeça nem sustos... Continue assim que esse é caminho! Parabéns!


Parabéns especial tambem para o fotógrafo Rodrigo Ruiz (www.velocidadeonline.com.br), que sempre faz um ótimo trabalho, e vem ajudando muito a CCC dando espaço no seu blog, e sua cobertura fotógrafica excelente! Realmente estão ficando cada vez melhores as fotos!

Infelizmente até a camera onboard dessa vez resolveu não funcionar... vou ficar devendo o vídeo dessa etapa. O nosso fotógrafo, cinegrafista e entusiasta oficial, Paulinho, estava lá e filmou alguma coisa, quando postar na internet eu coloco aqui! Mas foi uma ótima corrida! Parabéns a todos que participaram desta etapa e que venha a próxima dia 13/06 em comemoração de 1 ano de CCC! Vai ser uma festona!

terça-feira, 18 de maio de 2010

4ª Etapa

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Foto: Rodrigo Ruiz (www.velocidadeonline.com.br)

E chegando perto do meio do ano (já!), estamos chegando perto do meio do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfato...

Neste Domingo dia 23/05, vai acontecer a 4ª Etapa da CCC em Interlagos. Mais uma vez pretendo estar presente com o Puma #17. E mais uma vez vamos com um motor "remendado", por motivos financeiros ainda não providenciamos os devidos reparos no motor quebrado na 1ª Etapa.

Mas vamos ver no que vai dar... na última etapa, com um motor remendadão, chegamos a liderar a prova por algumas voltas e até a última volta era o 1º colocado na minha categoria, até ser ultrapassado pela BMW do Zebra e cruzar a linha de chegada com +0,282 s atras. Oh remendo bom esse heim!!!

Esta etapa ser meio normal, por conta das etapas muito próximas, a maioria do pessoal optou em andar na 5ª etapa dia 13/06, que vai ser a comemoração de 1 ano de CCC, um Grid mais do que cheio, Homenagens a Brid Clemente e Marinho e quem sabe mais surpresas!

Mas para animar um pouco a etapa deste domingo, por que não botar lenha na fogueira do Campeonato CCC Divisão "E". Neste ano, a maioria dos carros da divisão "E", estão aparecendo regularmente em todas as etapas. Com minha quebra logo no início do campeonato e a demora para o conserto, estou ficando para tras na tabela que se encontra da seguinte maneira:


Vamos ver o que vai acontecer depois de domingo. Já confirmaram presença Zebra, Régis, Ruy e Berg. Vai ser bem legal!!!

O treino começa as 8h30 e vai até as 9h e Corrida começa as 11h com 30 minutos de duração. Estão todos convidados e funciona da mesma maneira como sempre, geralmente R$ 10,00 de estacionamento dentro do autódromo e entrada franca... Entrada no Box quase sempre é possivel dando a volta pelas escadas metálicas azuis na Curva do Sol que saem no Padock!

Se for até os boxes, apareça para dar um oi, devo ficar como sempre no Box 19!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Classic Show

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Nesta última etapa (3ª), da CCC, foi realizado o acordo da revista Classic Show (maior revista especializada em carros antigos do Brasil) e a CCC!

As edições bimestrais da revista, a partir da última (que está atualmente nas bancas), vai trazer a cobertura e algumas informações das etapas da Copa Clássicos de Competição e a Classic Cup!

Todos os carros da Copa Clássicos de Competição estavam com o adesivo do apoio da revista.


Acho um importante passo para todo o automobilismo, que hoje em dia não há nenhuma cobertura, além da internet de campeonatos regionais.

Fique muito feliz tambem de logo na primeira edição contar com uma foto, e até que grande do Puma #17!


Esta revista das fotos está nas bancas, e vamos aguardas as próximas edições!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Divisão 4

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Bom, como eu tinha comentado com o Fábio do Paper Slotcar, encontrei mais fotos do antigo protótipo Heve que meu pai acabou comprando...

Fotos na Reed Motors, oficina do Renatinho, mecânico famoso no Rudge Ramos em São Bernardo do Campo, fez muitos Divisão 3 e carros especiais na época... Hoje em dia ainda tem oficina em São Bernardo do Campo mesmo se não me engano, não sei muito sobre ele atualmente, meu pai deve saber...

Fotos de Setembro de 1980.



Foto: Renatinho ao lado do Heve dentro de sua Oficina.

domingo, 9 de maio de 2010

Cine CCC

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Mais alguns vídeos da 3ª Etapa da Copa Clássicos de Competição que vão aparecendo na internet!

Primeiro é o da rodada do Puma #79 do amigo Regis:


Mais alguns vídeos que o amigo Paulinho sempre presente e dando o maior apoio, fez com sua camera! Tambem como sempre já estavam no blog Uma Cartinha!!!:






sábado, 8 de maio de 2010

Foto de Época

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Uma ótima foto da Divisão 3 em setembro de 80. Tem muito carro ai, não sei dizer quem são todos na foto...

Parece ser o S do Miolo de Interlagos.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bateu na Trave!

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Com o blog mais atrasado do que nunca, vamos ao comentário da minha (acredito que) melhor corrida até agora!


Neste último Domingo dia 02 de Maio, aconteceu a 3ª Etapa da Copa Clássicos de Competição em Interlagos. Desta vez eu nem tempo de divulgar ela no blog tive... Estavamos na semana passada apertados de tempo com as obrigações normais e vinha chegando o fim de semana da corrida.

Tinhamos revisado o nosso motor titular para fazer esta etapa, mas não haviamos testado por falta de tempo. 1 semana antes, colocamos o conjunto no carro e experimentamos. O carro de maneira geral estava horrivel, não freava, não parava reto, não tinha força pra empurrar; Foi desanimador.


Então voltamos mais uma vez a um problemão já conhecido de outros carnavais. Ha 1 semana da corrida, com um conjunto mecânico ruim e com pouco dinheiro para investir. Estava pensando sériamente em pular esta etapa para na próxima sim ter alguma coisa melhor.

Durante a semana, mudamos alguma coisa na suspenção, nos freios e trabalhamos duro para tentar montar um outro motor que esta parado na oficina ha 6 anos na prateleira. A montagem ficou pronta no sábado a tarde, quando fizemos um teste na rua mesmo... Outra vez deu errado. Não tinhamos um resultado satisfatório e não iria conseguir participar dessa forma. Até que por volta das 5 da tarde de sábado, meu pai pensou: "Já que não tem jeito, vamos montar o motor original que andavamos na rua antigamente, mesmo com os cabeçotes trincados, pois sabemos que ele é bom!" (Os cabeçotes estão com 3 roscas de vela tricadas de fora a fora).


Quando ouvi isso, não fiquei muito contente, e falei pra ele, será que vai valer a pena? vamos se arrebentar de trabalhar até tarde, pra montar um montor mais ou menos que vai virar no máximo 2m26, 2m25? e andar em 6º, 7º?

Realmente balançamos por 1 minuto, mas como sempre, fomos em frente e não desistimos. A montagem foi um pouco bagunçada e problemática, com 2 motores desmontados no chão da oficina na esperança de montar 1 razoável!Por volta da meia noite de sábado, fui dar uma volta no quarteirão e finalmente conseguimos um motor dentro do que esperávamos!

DOMINGO

No Domingo, fomos bem cedinho para pista pois não tinha feito a inscrição ainda. Preparamos tudo e fui treinar as 8h. Dei 1 volta e o carro vinha bem! começei a sentir como ele se comportava em retas, curvas, freadas e o motorzinho por mais que se esforçava não tinha torque, amarrava de mais quando colocava 4ª.


Estava indo abrir a 3ª volta e queria fazer uma volta rápida, para isso deve-se contornar a junção o mais forte possível para chegar rápido na freada do S do Senna. e eu pensei, dane-se, vou tentar fazer sem frear.... Espetei 3ª e entrei atravesando na junção, mas era demais, fui para quase no antigo anel externo. Uma rodada e tanto!

Depois de voltar para pista o carro estava meio esquisitão, vibrando. Completei mais uma volta e na reta oposta olho no retrovisor um rastro de fumaça saindo do Puma e o relógio da presão de óleo caindo. Desliguei na hora o motor e encostei. Foi só um susto, na rodada o niple do manometro do óleo no bloco do motor se soltou e vazou muito óleo.

Voltei ginchado para o box, posto um tampão no lugar, o carro funcionou, mas sem os relógios de Presã, Temperatura e a Luz do óleo funcionarem. Somente o contagiro e o meu ouvido dentro do carro.

Iria largar em 6º, em 1º na minha categoria "E". Tinha só que me manter o mais na frente possivel para marcar uns pontinhos que estava de bom tamanho.


Na largada o Fusca #6 que estava na minha frente queimou a largada, que sem querer eu acredito que desconcentrou o pessoal da frente e na largada consegui pular pra liderança! Que não durou muito pois o Leandro com o Fusca AP #49 me passou no lago. Fui fazendo minha tocada que foi me deixando feliz, em 3º na geral, atras do Fusca #49 e o Topolino do Finotti.



Veio a 6ª volta e o Safety car entrou para a progamada "neutralização" na prova e a relargada. Encostaram em mim o Lin com o Corcel #88 e o Zebra com o BMW #13.

Eu sabia que segurar os 2 não seria uma tarefa fácil, e não foi... muitas brigas com o Lin e se aproximando do fim o Zebra chegou e começou a presionar. Neste ponto o meu motor já apresentava certa perda de rendimento e começou a vazar óleo. Fui conseguindo segurar até a última volta que o vazamento de óleo começou a cair na roda traseira direita do puma, o que deixava ele muito instavel em todo o circuito... Abri a última volta com o Zebra na minha cola e atravesando no S do Senna com o flagra do Rodrigo Ruiz do Velocidade Online.

Na reta oposta o Zebra me passou e no miolo eu tentei de toda forma passar ele de novo, por dentro, por fora... mas não teve jeito... Passamos praticamente juntos na linha de chegada. Diferença de 0,282 segundos entre ele e eu...

Na geral Leandro (Fusca #49) em 1º, Zebra (BMW #3) em 2º e Eu com o Puma em 3º, 2º na categoria "E".


No final das contas não fiquei bravo por chegar em segundo, mas contente por ter superado praticamente todas as dificuldades que apareceram e ter um desempenho melhor do que esperava!

Já escrevi demais... durante essa semana eu falo mais disso!

Vídeo Onboardo do Puma #17 nesta 3ª Etapa: http://www.youtube.com/watch?v=0rcjuUVMwOU

E Obrigado a todos que estão apoiando e acompanhando nosso Blog, Corridas e Projetos!