domingo, 20 de junho de 2010

Feliz Aniversário!

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Finalmente depois de 1 semana da corrida de aniversário da CCC eu consegui postar o vídeo onboard do Puma #17 e escrever o meu relato da prova!

Uma prova mais do que especial, e que com a colaboração de todos, conseguimos realizar uma linda festa!

O maior grid da CCC até hoje, poderia ser maior, mas mesmo assim reúnimos 29 carros alinhados, e carros lindos, grande parte deles com histórias interesantes e dirigindo eles 29 pilotos que fizeram essa categoria crescer e que alem de pilotos fazem parte de uma família de amigos, a família CCC! Agradeço a cada um deles por fazer os domingos na pista sempre ótimos e descontraídos, clima que eu e acredito que muita gente nunca viu em nenhuma outra categoria!


Liderando o pelotão dos 29 braços duros nas 2 voltas de apresentação, estavam 2 lendas vivas do automobilismo nacional; Bird Clemente o o Marinho da Equipe Vemag de Competições. Só quem esteve no autódromo pra ver a felicidade de ambos ao ver os carros, além de presenciar tambem as lagrimas escorrendo dos olhos de Crispim ao ouvir o ronco do motor DKW; Chico Lameirão tambem abrilhantou a festa e outros como os "Vemag Boys", maniera carinhosa de chamar aqules 3 que chegaram cedo dentro de uma van, vestindo aventais cinza com o logotipo DKW, de óculos e cabelos bem penteados, caras de sérios, pareciam inspetores de qualidade da antiga fábrica e começaram a brincar de analizar os DKW... Muito legal!

Quanto a corrida... ah é, tinhamos uma corrida pra fazer! Não tive como estreiar meu novo motor nesta etapa, mais alguns atrasos de peças e falta de dinheiro tambem, acabei usando o motor antigo (coitado), em curvas ele pulverizava uma nuvem de óleo de motor que escorria pela sede de válvula do cabeçote com folga... aos 4000 RPM começava um barulho feio de motor e a 4500 RPM o carro "amarrava", era de se esperar, 8 anos com o motor sendo usado!

Mesmo assim antes de esquentar bem e as trincas no cabeçote dilatarem, ele tinha força! No grid sorteado, fui o último. Mas como tinhamos 3 estreantes na categoria, larguei em 26 dos 29. Basicamente não esperava nada de resultado, queria apenas completar a prova e participar da festa. Nas primeiras voltas com todo mundo bem agrupado, consegui passar os carros mais fracos começei a acompanhar o Topolino do Finoti! Pensei caramba já é um grande feito para o equipamento que tenho!



Fui tentando levar o carro do jeito que dava, e para virar tempo estava abusando nas freadas, freando cada vez mais dentro das curvas. Quando consegui encostar no Regis (Puma #79) da minha categoria, me empolgei e parti pra cima, até que no bico de pato o freio falhou a 1ª vez... logo na sequencia vieram as 2 voltas de Safety Car que fez o carro esquentar um pouco, mas diminuindo o giro do motor e saindo do vácuo dos carros da frente consegui controlar a temperatura.


A segunda parte da corrida eu estava rendido, não tinha o que fazer, o motor empurrava pouco nas retas, o freio eu vinha "bombando" o pedal na reta para dar freio na curva e mesmo assim passava muitas vezes a freada, alem de quando freiava ele travava as rodas... Comecei a perder posições e a rodada foi inevitável. No S do Senna, a sequência de fotos do Rodrigo Ruiz (link aqui) pegou o flagra mas a camera onboard já havia parado de gravar...

O Gustavo do Fiat #64 chegou em mim com a rodada e nas 2 últimas voltas viemos andando juntos, foi bem divertido! Resultado final, eu larguei em 26º e cheguei em 11º, com um melhor tempo de 2m24s!


A prova como um todo, não foi a minha melhor prova, tive problemas, mas foi muito divertido participar dessa festa que foi a comemoração de 1 ano da CCC! E que venham mais muitos!


ps.: A qualidade do Filme ficou ruim para ficar mais rápido pra carregar e o audio ficou bem ruim porque a camera acho que já não ta gravando muito bem...

7 comentários:

Rui Amaral Lemos Jr disse...

Bom Carlos Eduardo!

Abs

Rui

silvio P-33 disse...

Carlão, parabéns pela tocada, garra e esforço vale a pena dividir a pista com vc.Continue assim, belo exemplo a ser seguido.
Abraços.
Silvio (P-33).

LIsandro disse...

Fala Carlaõ!!
Foi mal a espremida lá no café.... já tinha tomado passão de uma galera.... nem achei que vinha ainda mais! Ainda bem que não foi nada grave!
Foi mal,
um abraço
Ad
passat #21

Rodrigo Assis disse...

Fala Carlos ! O vídeo vou ver em ksa, mas a rodada eu vi de pertinho :) bela corrida, bela etapa, linda festa ! Q em breve possamos estar juntos ! :) [ ]´s

Sidnei magnani disse...

Gostaria de saber qual a difença entre as categorias classicos que correm no sabado e a que corre no domingo . No video o volante do seu carro na reta fica fora de centro , isso é de proposito.

GP Oficina Mecânica disse...

Caro Sidnei

A diferença principal entre as duas categorias é o nivel de preparação,sendo que há diferenças tambem nas regras de competição.Na Copa Clássicos,o grid de largada é sorteado,não valendo o tempo de classificação e há também o tempo de volta que não pode ser abaixo de 2:20.
No videovocê vê o volante fora do centro porque o carro foi alinhado nos boxes depois de várias rodadas e não nos preocupamos em acertar o volante em si.

Esperamos ter atendido às espectativas e desculpas pela demora na resposta.

Pedro Eduardo

Sidnei magnani disse...

Valeu e boa sorte no campeonato. Bonito Puma, e as rodas Scorro aro 13 ficou da hora.qualquer dia passo na sua Oficina.Abç.