Por: Carlos Eduardo Szépkpúthy
Foi simplesmente ótima a corrida no ECPA em Piracicaba! Quem esteve lá sabe o que eu estou dizendo!
Mais uma vez o novo Autódromo da ECPA foi "testado" pela CCC e como disse o Ceregatti: "Aqui é a casa da CCC!!!". E ele tem razão! Fomos muito bem recebidos pela organização que é nítido o esforço para a realização de uma prova organizada e segura para todos!
Quanto a minha história!!! Fou um verdadeiro drama! Planejado para sair de São Bernardo do Campo depois do trabalho por volta das 16h e participariamos só da prova no domingo, sem treinar nem classificar, largando em último.
Meu pai conseguiu seguir com o plano e saiu realmente nesse horário puxando o Puma na carretinha, enquanto eu com problemas fiquei por aqui e segui pra Piracicaba de ônibus, chegando lá por volta da 1h30 da manhã de Domingo.
Ficamos lá no autódromo mesmo, não valia mais a pena ir atras de um hotel as 2 da manha para dormir, e quando o sol nasceu começaram as atividades. Como eu estava indo de SP e tinham mais outros carros que poderiam aparecer, a organização resolveu logo cedo no domingo fazer 10 minutos de warm-up e 10 minutos de classificação, o que para mim foi ótimo, tive oportunidade de conhecer a pista antes da prova.
Classifiquei em 6º dos 8 carros que fizeram a tomada de tempo, com o tempo de 1m27s6. A pista é muito legal e difícil, travada, praticamente não se tem tempo de respirar.
Na minha frente classificaram o KG do Fábio com 1m27s5, e em 4º o Régis com seu puma #79 1m27s0. Segundo o que me diseram no box foi uma ótima estréia virar esse tempo.
A prova, diferente de Interlagos é feita em 2 baterias e o resultado final sendo definido através de soma de tempos... Eu particularmente gostei do sistema. Tambem não há sorteio do grid e volta de neutralização.
A largada é parada. Na primeira bateria, houve uma pequena demora para organizar os carros no grid, mas com o carlor infernal que estava fazendo parecia que cada segundo eram minutos!
Larguei mal, mas consegui achar um caminho livre por fora e no mergulho da primeira curva estava a frente do KG e seguindo o Regis de perto!
Mais 2 voltas e passei o Regis, justamente quando teve problemas com a bobina de seu puma. Passei a tentar apertar o ritimo para tentar alcançar o Fusca Speed que dava pra ver nas retas. E justamente fazendo isso, uma escapadinha mais forte em uma curva, abusei da zebra que era alta demais e pegou o carro por baixo. O carro desalinhou e passei a ter menos velocidade de reta e contornar com mais dificuldade as curvas. Os tempos subiram e o KG do Fábio enconstou de novo.
Ele tinha muito mais saída de curva e não tive como me manter a frente, acabei a 1ª bateria em 5º atras só do Fábio com o KG que estava na minha divisão.
A segunda bateria foi praticamente na sequencia, com um intervalo de uns 20 ou 30 minutos. Para vencer na minha divisão precisva ficar 2s na frente do Fábio, que mais uma vez na largada consegui ficar na frente.
O Regis que na 1ª bateria enfrentou problemas, estava com vontade de acelerar, me passou e abriu. Eu sabia que minha corrida não era com ele, pois mesmo se ficasse em 2º mas com 2s de vantagem sobre o Fábio eu vencia, o que não estava facil de acontecer, o carro não tinha o mesmo rendimento da 1ª bateria e o Fábio estava pressionando bastante mostrando a frente do carro na freada da reta por mais de 1 vez...
Até que no terço final da prova o Fábio contornou melhor a "Ferradura" e colocou do lado na entrada da curva para a reta. Curva comprida de alta para a direita que tinha um rastro de óleo brabo em toda sua extenção.
Com o carro saindo muito de frente eu estava fazendo um traçado diferente do resto do pessoal, o que era bem difícil pois o óleo sempre me atrapalhava, e dessa vez eu tinha o KG fazendo a curva ao meu lado por dentro.
Já estava rendido e perdido a posição, mas no meio da curva precisava cruzar o trilho de óleo e achar o ponto certo para tracionar o carro e escapar no muro do lado de fora da curva no início da reta. Se aliviasse o pedal o carro rodava, se acelerasse tambem; Dosando o acelerador em 3ª marcha a roda dianteira exatamente no oléo foi inevitável a pancada nos pneus de proteção.
E que pancada! Eu peguei na última carreira de pneus o que foi minha sorte que conseguiu amortecer muito a pancada (no carro, não em mim dentro dele!) e me devolveu para a pista alinhado na reta! Impressionante. Eu só pensei em acelerar e continuar na prova. Deu certo! nem perdi tanto tempo assim, devida a porrada que foi!
Faltavam 2 voltas para o fim, eu só queria terminar, mas ai foi minha surpresa. na freada do "Grampo" o KG freiou e encostou com problemas na bomba de combustível... Na mesma hora tirei o pé e fiz uma volta tranquila pensando, será!? É verdade mesmo? Abri a última volta e quando passei por lá de novo ele estava voltando a pista, entrou na minha frente e fomos juntos até cruzar a linha, que recebemos a bandeirada lado a lado, com ele uma volta atras.
Desci do carro meio tonto da pancada do capacete no Sto. Antônio e logo veio o Cerega me "xingando" dizendo que não se passa por fora em uma curva de alta que eu era um irresponsável e que eu ganhei!!!! Uma figura!
Foi muito legal, independende de ter vencido, o Domingo foi ótimo e valeu cada centavo andar lá! Pretendo continuar participando das provas no ECPA e espero que todos da CCC e de outras categoria pensem bem se não dá pra fazer uma forcinha e levar o carro até lá. Não vão se arrepender!
Minha camera resolveu parar de funcionar em Piracicaba, mas as fotos do Rodrigo Ruiz estão no Flickr do Velocidade Online! É só clicar no Link:
http://www.flickr.com/photos/velocidadeonline/sets/72157625187090264/
2 comentários:
Carlos Eduardo,
Parabens,é muito bom estar no alto do podium ´, esse dia ia chegar mais cedo ou mais tarde , era só questão de tempo, Valeu !!!!
grande Abraço
Carlos Eduardo,
Parabens,é muito bom estar no alto do podium ´, esse dia ia chegar mais cedo ou mais tarde , era só questão de tempo, Valeu !!!!
grande Abraço
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