Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Despois de um longo sumiço, reapareço aqui no blog e pretendo voltar a atualizar sempre!
Muitas coisas aconteceram neste tempo todo, notícias, corridas, problemas e etc...
Começando com o Puma #17... Depois de passada a Formula 1 pelo Brasil, que gerou um atraso enorme para as categorias que utilizam o circuito por conta do fechamento da pista por 3 meses, foram retomadas as competições.
Logo na semana seguinte a Formula 1, estava previsto a tradicional prova dos 500 Km de Interlagos, que tambem foi palco da última etapa do campeonato de Endurance "ressucitado" este ano.
Como de costume, os carros clássicos, em sua grande maioria a Classic Cup, foi a responsável para fazer a festa na corrida preliminar. Como é uma prova festiva, são aceitos carros de todas as categorias de antigos, juntando diversos carros de desempenhos diferentes formando assim um grid interesantíssimo, rotulado pelo diretor de prova Ernesto no briefing por "Mini Mil Milhas", onde carros com performances completamente diferentes dividem a pista e fazem uma corrida linda!
Bom estava previsto para participar desta prova com o Puma #17 com o objetivo de experimentar equipamentos mecânicos que no regulamento da CCC não são permitidos, já que nesta prova o regulamento usado seria o regulamento da Classic Cup.
Durante a semana, preparamos tudo e o conjunto mecânico que é uma mecânica dos VW Fusca Divisão 3 da década de 80, com câmbio escalonado e Webers, foi montado no carro na Sexta feira para acertos... Como sempre em cima da hora por diversos motivos. O motor funcionou, mas para o acerto das Webers, faltavam peças, o que não seria possivel arrumar na sexta a noite para andar no sábado de manhã. Então houve a mudança de planos e testar somente o câmbio, mesmo com o motor antigo usado nas provas da CCC.
Com o carro funcionando, fomos para a pista no sabado, que estava lotada, muitos carros dos 500 Km, muitos caros da Classicos... Realmente o pessoal estava com saudade de acelerar.
Logo cedo fomos treinar... O cambio realmente era muito diferente, pra melhor, mas estava com a luva de engate da segunda com problemas, no qual muitas vezes era difícil de entrar marcha e dificil de sair, mas o escalonamento, a maneira como as marchas imendam é notável a diferença.
Mas era muito cambio para pouco motor. Precisava de mais giro para o cambio funcionar melhor, o que o motor usado na CCC não possui, funciona bem até os 4800 RPM, 5000 RPM e o cambio ainda estava a crescer nessa faixa de giro.
Em uma volta, na subida do café dividindo com o Natali de Alfa, estiquei as marchas até um pouco mais do que deveria, e quando coloquei 4ª o motor ameaçou quebrar. Mais uma volta na pista e temos uma bandeira vermelha. Um Passat da Classic Cup bateu no S do Senna e o treino foi interrompido. Fui para box e me deparei com o pneu dianteiro esquerdo furado.
Realmente não era um fim de semana de muita sorte. Resolvemos voltar para oficina com o carro, montar o cambio antigo e trocar o miolo do motor que ameaçou quebrar para garatir e simplesmente participar da corrida no Domingo.
Bom o trabalho era grande e cansativo, mas conseguimos montar tudo, mas não testamos, praticamente não houve tempo... Fomos para a pista mesmo assim.
Tivemos mais problemas como a diferença das bitolas dos semi eixos pela manha e durante a prova o motor sem acerto e "grilando" muito. Como disse, simplesmente participamos, o que foi bom para ter a experiencia de andar junto da Classic Cup e tirar algumas conclusões.
Nos treinos de Sabado, consegui arrancar na marra um 2m24s que me classificou na frente do meu "rival" de CCC o grande Régis do Puma #79 que virou 2m25s
Mas na prova utilizando apenas 1/3 do acelerador e sem freio traseiro nenhum, precisava puxar o freio de mão aos 100m, freiar no pé aos 50m, reduzir para 3ª aos 25m e entrar na curva.... Uma loucura, perdi o pega que teve entre o Regis e o Lin do Corcel #88, onde se pegaram o tempo todo até o Regis rodar no finzinho e o Lin ficar com o 1º Lugar da categoria CCC.
Sobre a Classic Cup, não consegui acompanhar muito porque eu só via o pessoa me passar na reta como um tiro... Mas parece que foi bem legal tambem, brigas entre CC e Alfas com pneus Slicks.
Essa foi a prova dos carros Antigos nos 500 Km (a Min i- Mil Milhas), mais tarde eu conto sobre a prova oficial, sobre a rodada dupla do Paulista que aconteceu no ultimo fim de semana, sobre as notícias e tudo mais....
Vamos por a casa em ordem!
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