sábado, 26 de novembro de 2011

Gol 1.0

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Andava fazendo 1 post por semana, mas acabei ficando sem internet e sem post semana passada!!!


Vamos ao assunto!
Muita gente deve estar triste sabendo que os motores AP vão deixar de ser produzidos no ano que vem, e que a qualidade das peças de revenda no mercado vão começar a cair e encarecer... Sim o mesmo problema do motor VW a ar.

Vendo isso, passamos a dar inicio ao processo de desenvolvimento dos motores VW atuais, a Familia EA 111, que de novo não tem nada, esta entre nós a muitos e muitos anos nos carros 1.0 da marca, mas como só era adotado em carros 1.0 não se desenvolveu nada aqui no Brasil quanto ao desempenho.


Despois de levantar informações, e algumas idéias discutidas, resolvi começar o projeto de desenvolvimento por conta própria, e neste caso, diferente do que qualquer preparador costuma fazer, o motor a ser desenvolvido será o motor 1.0 do meu VW Gol. Sim "aspirar" um motor 1.0.
Na teoria nada muda no processo de desenvolvimento, somente as proporções e número, mas o processo é exatamente o mesmo.

Para não perdemos parâmetros, juntamos algumas informações do carro original e traçamos os objetivos.
Hoje foi o dia do dinamomentro, passar o carro original no rolo e ver os números e cruzar eles com os dados fornecidos pela fábrica.


Fiquei bastante surpreso com a exatidão dos resultados.

O próximo passo, que vão ser lentos pela dificuldade de se encontrar peças e fornecedores, será a montagem dos novos componentes no motor. Assim que realizado posto aqui no Blog.

Nenhum comentário: