sexta-feira, 2 de abril de 2010

E Quebrou Mesmo...

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Finalmente editei as fotos do motor do Puma #17 aberto com a última quebra na 1ª etapa...

Bom.. de ver as fotos acho que já da pra entender... derreteu o 3º cilindro e furou um pistão.


Sim, foi mistura muito pobre, porem não falta de acerto... Acertamos o carro no Sábado anterior a prova que fazia um tempo gostoso, nem quente nem frio, ficou redondo, acertadinho...
No Domingo, acabei treinando pouco pela manhã por conta do carburador com problemas e com mais inúmeros outros problemas que tivemos, acabamos não alterando a mistura do carbura.

Na hora da prova, 11h30, estava um sol de arrebentar... quem esteve lá sabe... e quando esta muito quente é bom engordar um pouco a mistura para não trabalhar com o motor muito quente...

Acho que quase todo mundo que já teve contato com motor ar, sabe que o 3º cilindro, atras do rádiador de óleo original, é sempre o mais prejudicado com a temperatura por sua posição no motor ter menos arrefecimento...

Nosso carro é muito difícil apresentar este problema, porem naquele calor, e a mistura um pouquinho mais fina, ajudaram... Alem de nesta ultima etapa eu praticamente o tempo todo que estive na pista, estava andando no limite do motor disputando posição com o Fusca AP do Leandro... O motor que vira em torno de 5400, 5600 RPM, estava sendo levado a 6000RPM...

Juntando todos estes fatores e o fato de usar um Kit de motor (Camisa e Pistão) velhos, usados por anos e anos na rua... O valente motor não suportou e aqueceu demais o 3º cilindro... Porem somente o 3º cilindro, os outros 3 estavam ótimos, com uma queima bonita pelo o que mostrava a vela...


E essa foi a explicação da temperatura do óleo e apressão do óleo não terem alterado enquando o literalmente, pobre terceiro cilindro derretia...

Acontece... Já foi providenciado o novo Kit de motor e os devidos retrabalhos. O motor esta na fase final da montagem... em alguns dias vai voltar a funcionar de novo e dia 11 de abril vamos estar no grid novamente!


4 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

O cilindro 3 é sempre o maior problema nestes motores....vamos para outra.

Orlando Belmonte Jr. disse...

Kit novo !!! bola pra frente !! ou melhor aceleraaaaa!!!!
abraço

roberto zullino disse...

vela errada ou mistura pobre não fariam isso e a ventilação está adequada com o radiador deslocado.
o anel quebrou e ficou raspando e esquentou o local. a vela fura o cilindro na cabeça e o dano foi na lateral.
eu aproveitaria os mesmos cilindros se aguentarem um brunimento e não estiverem ovalizados e montava o motor folgado com pistões e anéis novos e com folga correta. se queimar um pouco de óleo não tem importância, carro de corrida tem que ter motor folgado.
sempre existe a hipótese de se usar um pó abrasivo parecido com talco usando umas duas colheres de café por bancada deixando cada carburador aspirar a 2 ou 3 mil giros com o motor quente, dá uma esmerilhada interna legal. anda um pouco e troca o óleo que esse pó é o demônio, mas ajusta anel que é uma beleza. é assim que se amacia motor de avião, não dá para maneirar na potência com avião, ou vai ou racha e cai.

GP Oficina Mecânica disse...

Zulino,

O que voce disse faz muito sentido...

Se fosse mistura pobre teria furado na cabeça na direção da vela... Pode ter sido uma somatória de fatores... Kit bem rodado, deve ter criado algum "ponto quente" e detonado...

O anel quebrou somente depois que furou, e as velas eram BPR8, bem frias...

Quanto ao pó eu não conheço, gostei bastante, sabe onde arrumo?!

Valeu
Carlos Eduardo Szépkúthy