domingo, 22 de agosto de 2010

2m21s709

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Fotos e Vídeos: Paulinho

Atrasado mas ainda ta valendo!

Aconteceu a 7ª Etapa da CCC a mais de uma semana (15/08), e vamos para o nosso humilde relato de uma corrida que a príncipio era somente mais uma do calendário...


Estava meio desanimado depois de tantas dificuldades durante a temporada, problemas com o carro, falta de dinheiro, corrida a cada 20 dias, e o episódio da prova anterior. Mas mesmo assim revisamos o bom e valente motorzinho "remendado", com os cabeçotes trincados, e rodamos com o carro alguns dias pelo bairro.

Claro que andar na rua não tem nada a ver com pista, mas de tanto monta e desmonta o carro precisava andar... ficava mais tempo desmontado do que montado! E conforme o carro andava parece que ele ia ficando mais firme... o barulho melhorou o carro ganhou a força que tinha antes!

No Sábado ajudei um pouco meu pai a resolver alguns detalhes no carro, mas quem trabalhou mesmo foi ele.

Domingo como de costume, saímos bem cedinho da oficina, chegamos em interlagos com uma garoa chata que não deixava o asfalto secar, que já estava bem lambusado de óleo do racha que aconteceu durante a madrugada de sábado pro domingo. Nosso treino como é bem cedinho, pegamos a pista nesse estado e os tempos foram altos. Foi um show de rodadas, eu mesmo não parava na pista, andando sempre junto com o Silvio do Passat #33 e o Eduardo seu filho com o Chevette #78, mesmo assim consegui pegar alguns defeitos no carro e afinar a mistura... Tive uma rodada perigosa na saída do lago (no mesmo lugar onde alguns minutos antes o Marcelo Zebra com a BMW #13 esteve na mesma situação que eu, mas teve a infelicidade de encontrar o muro do lado de dentro da curva que estragou legal seu carro) onde o carro escapa muito de traseira, mas consegui deixar o carro escapar para a grama ficando fora de perigo, e inclusive ver o pessoal do resgate no guardrail aplaudindo a minha rodada... Um sarro mesmo!!!


Bom, rodadas a parte, chegou a hora da prova e o sol tinha saído, etava um frio brabo, mas o sol estava lá e a pista tinha secado!

Fui sorteado para largar em 12º de um total de 20 carros. Meu "rival" de categoria era o regis que estava largando 3 posições na minha frente. O carro se apresentava ótimo, apenas com um problema de freios que estava me fazendo freiar bem antes do que se deve.

E veio a largada, o semáforo estava quebrado e foi na bandeirada... Mesmo assim larguei bem consegui ganhar umas posições e vi o Regis passando direto no S do Senna abandonando a prova com problemas, uma pena que seria ótimo andar junto dele! Passei então a poupar o carro já que estava em 1º na minha categoria na atual situação, mas mesmo assim voce nunca quer entregar.

Estava entre o Passat #08 do Alexandre e o Passat #33 do Silvio e mesmo sem frear no limite e vindo bombando o pedal do freio para conseguir reduzir e entrar na curva, conseguia pressionar o Alexandre, o que me deixava feliz, até o Fabrício Abrantes com o Fiat #77 encostar trazendo o Silvio junto eu dei uma trégua pro freio e eles me passaram!


Como previsto na 6 volta entrou o safety car para a neutralização da prova e comecei a fazer minhas contas, estava em 5 ou 6, não me lembro, mas em 1º na minha categoria, era só terminar a prova que tava tudo bem... Mas na relargada, os 2 DKW estavam na nossa frente e "amarram" o transito na subida do café fazendo os 3 primeiros abrirem uma reta de diferença do resto. Ficou muito confuso quando podia e quando nao podia ultrapassar, nessa confusão eu e o Abrantes com o Fiat na minha frente levamos a pior e fomos ultrapassados por uns 4 ou 5 carros, dentre eles a Puma #99 do Robson que estava na minha categoria.

Passei então de uma corrida de poupar equipamento para recuperação. Vim trazendo atpe onde dava para freiar o carro, e cada vez piorando, saindo muita fumaça dos freios dianteiros....

O meu tempo por volta foi baixando, fui passando todo mundo e acompanhando a briga do Abrantes e o Narciso na minha frente, até na freada do S do Senna, falhar o freio, passei direto e consegui parar e voltar pra prova, ainda em 1º na minha categoria!

Mais uma volta e o freio muito ruim, praticamente zero. Faltando 2 voltas para acabar na freada da curva do lago, a freada mais forte de interlagos, vim tentando fazer dar freio do meio da reta oposta e nada do carro diminuir. Estava bem rápido, se aproximando, reduzi para 3ª e o carro nada de desacelerar, se tentase entrar na curva naquela velocidade, teria problemas maiores, resolvi passar dierto e tentar freiar... sai da pista e nada do carro parar, embiquei para a caixa de brita que é bem grande e pensei, agora vai ter que parar.... e parou! Mas mesmo assim chegou perto do fim da brita!

Fiquei esperando acabar a prova para ser rebocado e feliz, pois o motor estava ótimo!

Ao retornar para o Box guinchado, tive a feliz surpresa que estava no pódio em 2º o estreante Mauro com a Puma #100 não me ultrapassou e consegui o 2º lugar! Para ficar ainda mais contente, quando olhei para a folha de tempos, tive a surpresa, havia abaixado 2 segundos do meu melhor tempo em interlagos! 2m21s709!!!

Mais uma vez não terminei a prova, mas sai de lá muito contente!!!

Ainda não tive tempo de editar o vídeo on board, mas já coloquei no youtube um compacto da prova feito pelo amig Paulinho!

7 comentários:

Claudio Ceregatti disse...

Parabéns, Eduardo!
Como ficou a situação do campeonato?

Anônimo disse...

Boa Carlao!
Parabens mais uma vez... com 2'21" vai dar trabalho pro grid inteiro!
abraco e ate a proxima
ad

GP Oficina Mecânica disse...

Valeu Pelo Apoio Ceregatti e AD!

Ceregatti, não sei ainda se contaram pontos essa prova pois nao terminei. Mas assim que eu ficar sabendo coloco aqui no blog a tabelinha!

Ad, Na próxima quero ver o Passar #21 lá! e mesmo fazendo 2m21 ainda vou ter que trabalhar bastante pra andar junto do pessoal la na frente!!!

Abraços
Carlos Eduardo Szépkúthy

Jaddy disse...

Foi muito bom! Adorei. Parabens mais uma vez pra vc Edu e para toda a equipe da GP.

Beijao.

Gustavo Araujo disse...

Grande Companheiro de CCC;
Meus Parabéns por mais uma corrida vitoriosa! Belo tempo! Daqui a pouco vai brigar com os 2´20´´...
Um Grande Abraço e Obrigado pela foto do Magic Box aqui no post.

Francisco J.Pellegrino disse...

Terminou bem, importante é a diversão e o pódio, parabens.

roberto zullino disse...

O Xicão tá doido, a diversão no pódio é com uma cidra que não sai o cheiro nunca.
Parabéns ao Carlos, vai na manha que os resultados vem.