terça-feira, 12 de outubro de 2010

Freio Puma #17 (02)

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Seguindo com o freio do Puma, o qual foi comentado no post anterio...

Nos comentários, Roberto Zulino comentou sobre o fluido de freio, ou vulgarmente chamado de "óleo de freio". Realmente, este é o resultado do dagnóstico primário de qualquer profissional no assunto.

Mesmo sabendo que não é este todo o problema de freios do carro, já estavámos experimentando marcas e tipos de fluidos de freio diferentes no carro desde a 1ª etapa em março.

Estive procurando fluidos especias de alta performance a procura do produto que suporte a maior temperatura possível.

Procurei na internet, e entrei em contato com o fabricante de freios inglês AP Racing o qual me recomendou seu produto PRF 660, onde Pete Colen me informou que é o mesmo utilizado na Stock Car americana.
O ponto de ebulição a seco do AP Racing PRF 660 é de 325ºC. Procurei onde comprar, mas não há revendedores nacionais AP Racing e para importar é bem complicado por se tratar de produto químico.

Passei então a pesquisar opções a venda por aqui, o que por ironia acaba saindo mais caro... e encontrei então o Motul RBF 660, com o mesmo ponto de ebulição a seco do AP Racing (325ºC)

Acabei fazendo um resumão para este post de vários fluidos utilizados no carro em teste, o ponto de ebulição a seco de cada um e o valor médio do frasco.

Varga Dot 3
Nacional
Tamanho do Frasco: 500 ml
Valor Médio do Frasco: R$ 12,00
Ponto de Ebulição a Seco: 205ºC




Varga Dot 4
Nacional
Tamanho do Frasco: 500 ml
Valor Médio do Frasco: R$ 18,00
Ponto de Ebulição a Seco: 230ºC




Varga Dot 5
Nacional
Tamanho do Frasco: 500 ml
Valor Médio do Frasco: R$ 26,00
Ponto de Ebulição a Seco: 260ºC




Ate Freio Dot 4
Alemão
Tamanho do Frasco: 500ml
Valor Médio do Frasco: R$ 28,00
Ponto de Ebulição a Seco: 260ºC



Fluido Original VW
usado nos Passat, Jetta e carros importados
Alemão
Tamanho do Frasco: 250ml
Valor Médio do Frasco: Não Disponível
Ponto de Ebulição a Seco: 172ºC


Pentosin Dot 4
Alemão
Tamanho do Frasco: 1 litro
Valor Médio do Frasco: R$ 70,00
Ponto de Ebulição a Seco: 300ºC





Motul RBF 660
Francês
Tamanho do Frasco: 500 ml
Valor Médio do Frasco: R$ 90,00
Ponto de Ebulição a Seco: 325ºC




AP Racing PRF 660
Inglês
Tamanho do Frasco: 500 ml
Valor Médio do Frasco: U$ 28,00
Ponto de Ebulição a Seco: 325ºC





Brembo LCF 600 Plus
Norte Americano
Tamanho do Frasco: 500 ml
Valor Médio do Frasco: U$ 18,00
Ponto de Ebulição a Seco: 316ºC



Willwood EXP 600 Plus
Norte Americano
Tamanho do Frasco: 500 ml
Valor Médio do Frasco: U$ 21,00
Ponto de Ebulição a Seco: 330ºC






Os primeiros são os que eu comprei para o Puma e testei alguns... mais embaixo tem algumas marcas em que não encontramos com tanta facilidade para a venda aqui no Brasil, mas na Internet temos muita informação.

Espero com este resumo ajudar alguem que esteja com problemas semelhantes a encontrar a melhor opção. Mas ainda há diversas marcas a serem pesquisadas como: Castrol, Gulf, Mobil, Ate freios e etc....

2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Muito bom trabalho...parabéns.

roberto zullino disse...

Troque os flexíveis, custam uma merreca. Ví no vídeo que não são aeroquip, são de borracha normal. Troque para garantir.