Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Sem tempo, mas com muito assunto!
Aproveitando a semana de feriado, onde tudo fica mais devagar para colocar os assuntos em dia!
Fazem 2 semanas hoje que aconteceu mais uma etapa do Campeonato Paulista de Velocidade, onde como postado anteriormente, participamos em 2 categorias. 3 se considerarmos a participação de minha irmã Cintia no Torneio de Regularidade que aconteceu no mesmo fim de semana!
Participei mais uma vez com a fantástica categoria Formula Vee, que vem crescendo muito e ficando cada vez mais legal, com o Formula chassis numero 013 que pertence ao Roberto Zulino, um dos idealizadores e coordenadores da categoria.
Ainda trabalhando no acerto do carrinho, que tem muita coisa a ser desenvolvida, fomos para a esta etapa. No Sábado, experimentamos um sistema de arrefecimento diferente, mas não foi eficaz, causando problemas nos treinos da manhã de Sabado e insistentemente tentando largar, abandonei com superaquecimento na camara de combustão logo na primeira volta.
Debaixo de muita chuva e frio, assisti toda a corrida que se seguiu da categoria com ótimas disputas e brigas, e com o amigo Sandro, com o Formula #17, que estava com um motor GP, estava indo bem, havia virado o 2º tempo no treino, mas na prova acabou perdendo rendimento por conta de acertos de ignição.
Com mais uma prova prevista para domingo de manhã, encaramos a dificil missão de "levantar acampamento" do box 1 de Interlagos, e seguir para a oficina em São Bernardo do Campo para tentar descobrir as causas da quebra no Formula #71 e possivel retorno para a prova do Domingo de manhã!
Chegamos a oficina mais uma vez debaixo de muita chuva e frio, por volta das 19h, 19h30, e depois de um rápido lanche começamos a desmontar o motor. O defeito foi que com o superaquecimento tudo dilatou, os prisioneiros do cabeçote se soltaram e começou então a vazar compressão na camara do 1º cilindro, fazendo a mistura ficar muito "fina" ou "pobre" derretendo a camara do cabeçote do 1º cilindro.
Desmontamos e "roubamos" o par de cabeçotes que estavam montados no motor do Puma #17, o qual não iria participar de corrida alguma neste final de semana, e montamos no motor do Formula, que com a compania muito agradável do amigo Claudio Ceregatti, quase até o fim da montagem, fizemos o motor roncar por volta das 3h da manhã de Domingo, e por incrível que pareça, estava muito liso e bonito o barulho! Mudado tambem o sistema de arrefecimento, voltando ao nosso antigo com os tubos direcionando o ar nas camisas, seguimos para a pista novamente!
Chegando cedo em Interlagos, com o macacão muito sujo de óleo e graxa do trabalho durate a madrugada, molhado da chuva que tomamos e muito frio, fomos encarar a corrida com o simples objetivo de terminar a prova e colher o máximo de informações sobre a dinâmica do carro!
Dessa vez a sorte estava do nosso lado, o Formula #71, estava ótimo, com a carburação um pouco fora de acerto e alguns detalhes ainda errados como a falta de força e etc... mas o motor se comportou muito bem e sem vazar 1 gota de óleo, ou perder rendimento, terminou com muita valentia a prova, comemorada como vitória para nós que participamos de todo o "sofrimento" e trabalho duro!!!
Claro, não consegui acompanhar o pessoal da frente, nem se quer do bolo intermediario, havia um problema de carburação que a cuba dos carburadores secavam durantes as 2 grandes retas do circuto, me fazendo passar muito lento na reta e pouca velocidade final, porem no miolo do circuito estava ótimo, podendo experimentar diversos traçados, provocar o carro, experimentar bastante e tirar muitas conclusões! Alem de me diveritr muito com alguns outros pilotos que conseguia acompanhar no miolo!!! Terminei a prova em 15, ou 14º não sei ao certo, mas muito contente com o resultado!!!
Ainda volto com o relato da CCC, e da participação de minha Irmã Cintia, pela primeira vez em Interlagos, com seu Fiat Palio 1.0 participando do Torneio de Regularidade.
Lembrando tambem que tudo isso foi a 2 semanas atrás e de lá pra cá já tem muito assunto! Vou tentar atualizar tudo!!!
2 comentários:
Companhia, nada!
Atrapalhei todo mundo falando pelos cotovelos, isso sim!
Se não tivesse "caído de pára-quedas" na oficina, com certeza voces teriam terminado bem antes das tres da manhã!
Importante é que o carro terminou a prova de domingo, e que o esforço valeu.
Corrida é assim mesmo: Uma montanha de trabalho por trinta minutinhos de puro prazer.
E v'ambora pra Piracicaba?
Carlos, estou devendo, mas na próxima gostaria muito de acompanhar vocês nessa aventura!!!
Um grande abraço
Alvaro
www.gasolinanosangue.blogspot.com
Postar um comentário