terça-feira, 25 de outubro de 2011

2ª Etapa - Campeonato Piracicabano

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Aconteceu a 10 dias atras, mas mais uma vez eu demorei para postar, a 2ª Etapa do Capeonato Piracicabano, realizado no ECPA.

Assim como da 1ª Etapa andaram 4 categorias, Stock Jr, Marcas e Pilotos, Formula Vee e a Copa Clássicos, mas diferente da 1ª Etapa eu fui participar com o Puma #17 na Copa Clássicos!!!

Com o motor do Puma montado as pressas em 1 semana antes da corrida, montamos um motor bem original, sem nenhuma preparação, e não conseguimos acertar mais nada no carro por conta do tempo, mas a idéia era só fazer o carro andar e se divertir um pouco. Tambem foi o Fusca #62 do Devair, que depois de ter ido assistir a 1ª etapa, ficou com vontade e foi andar.

No fusca tambem não houve nenhuma mudança... alias desde que refizemos o motor dele na 2ª etapa do fusca não foi alterado mais nada.

Fui para Piracicaba na sexta ver como estava tudo e esperar meu pai chegar com o carro na carretinha, que provavelmente iria ser a noite. Choveu muito na sexta o dia inteiro, e o pessoal que estava treinando disse que estava complicado de visibilidade. Depois do treino, a CCC fez um churrasco de confraternização nos boxes que foi até que tarde.

Meu pai chegou com o Puma #17 e o Fusca #62 por volta das 3 da manha, por demorou para sair de sp e veio devagar... bom, descarregamos os carros e ficamos por lá mesmo. O dia amanheceu e as coisas começaram a funcionar.

Amanheceu nublado e sem chuva, o que era bom. Começaram os treinos cedo e na nossa vez, estava sol e calor com a pista seca mas com muito óleo de outras categorias. A pista pequena e travada, faz com que todo mundo ande junto e que a diferença mecânica dos carros fale só nas 3 pequenas retas.

Andei moderado, procurando o carro, afinal fazia muito tempo que não andava de puma. alguns probleminhas aqui outros ali, mas o que eu queria mesmo era andar com o carro e se divertir.
Rodei algumas vezes tentando abusar e virar tempo, mas tudo em vão, afinal o meu sensor da cronometragem estava com defeito e não marcou meu tempo...

O "Banana", que andou com o fusca pela primeira vez em Piracicaba, gostou do traçado, mas teve problemas no trambulador que não engatava segunda nem priemira, obrigando ele a fazer o traçado inteiro em 3ª marcha.

Veio a tomada de tempo, que é na hora do almoço, e continuava calor e nublado. Depois de reclamar do meu sensor de cronometragem, foi colocado otro que funcionou e marcou meus tempos. A tomada de tempo é bem curtinha, e eu ainda não estava me achando com o puma, fiz exatamente o mesmo tempo que o ano passado 1m27s1... só que o motor este ano estava mais fraco, resultado do treino do track day no fim de semana anterior. O Devair com o Fusca continuou com os problemas e tambem virou um tempo alto, mais alto que o Puma.

Depois do almoço, veio a chuva... começou com uma garoinha e minutos antes da nossa primeira bateria, veio um temporal, praticamente um diluvio... Não se enxergava nada por conta da água que caia e o limpador não dava conta e dos vidros embaçados e os pilotos amarrados no cinto de segurança não coseguem limpar...
Eu larguei completamente cego e continuei cego o resto da prova, não enxergava onde acabava a pista e começava a grama/lama... fui passear várias vezes fora da pista porque não sabia onde estava. Foi mais uma prova pra ver quem conseguia ficar na pista do que quem conseguia andar rápido. Mesmo assim tive alguns pegas muito gostoso, O fusca do "Banana" chegou em mim e andou muito perto, pensei que ia me passar mas acabou ficando e com o Amigo Sergio do Fusca #99. Sempre um respeitando o outro e andando juntos, muito legal!

A prova terminou com muita chuva e no caminho para o box vejo o Fusca do Devair parado meio esquisito em outra parte dos boxes... corri para ver o que aocnteceu, alem do limpador ter parado de funcionar, os 3 parafusos que seguram o semi eixo no facão se soltaram e caiu a suspenção traseira. Consertado embaixo de chuva, vimos que tambem havia furado o pneu dianteiro esquerdo do fusca... quanta coisa errada.

Tudo resolvido e mais calmo a chuva foi embora. Devido a atrasos no evento por carros quebrados e etc, nossa segunda bateria que era a ultima do dia foi noturna, somente com os farois dos carros. Eu que sempre quis correr a noite achei legal, mas houve muita discução sobre isso. De qualquer forma largamos e realmente estava escuro, mas ainda era possivel enxergar, quem não estava com o parabrisa molhado, caso do Devair, que realmente não era possivel ver nada com a agua acumulada no parabrisa.

A corrida foi encerrada na metade sem motivos o que me deixou chateado mas valeu a experiencia de andar a noite e ver que a pista não é perigosa nem de dia e nem de noite como dizem. A segunda bateria foi meio parada, a pista estava molhada mesmo não chovendo e não dava pra acelerar pra valer e o pessoal dos motores modernos, sumiram na minha frente, e eu acabei abrindo do pessoal de tras que vinha com os motores a ar... acabei andando sozinho.

O resultado na categoria B, até 1600cc, foi o Passat #51 do Dirceu em 1º, eu com o Puma #17 em 2º e o Fusca #62 do Devair "Banana" em 3º, rendendo o seu primeiro trofeu, que mesmo andando devagar e com problemas foi merecido pois se esforçou muito e com todos os problemas que teve conseguiu participar.

Um fim de semana ótimo, mesmo com chuva, calor e muito trabalho. Eu só esqueci de tirar fotos no meio da correria, mas tudo bem, se aparecer alguma eu coloco aqui!

2 comentários:

Ştem Navas, Edğar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ştem Navas, Edğar disse...

Muito legal o relato, até fiquei com vontade de andar na terra da pamonha... abraço