segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Track Day Piracicabano

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Continuando a história do último post...

Sábado cedinho, juntei minhas coisas, peguei meu Gol, junto do amigo Paulinho e minha irma Cintia, e saimos de São Bernardo do Campo por volta das 7 horas sentido Piracicaba!



Como sempre aquele lugar é ótimo, calor, tranquilidade, clima hospitaleiro, simplesmente ótimo!


Depois de fazer a inscrição na hora, R$ 350,00 o piloto mais 1 carona com o kit de adesivos e as camisetas já inclusos, fui para o carro acertar um detalinho e outro, tirar as calotas, as coisas soltas dentro do carro, e bater um papo com o pessoal que estava lá presente para participar do evento tambem!
Logo na sequencia, realizamos o briefing com o diretor de provas com um cafézinho da manha, tambem já incluso!

Um fato curioso, é que os números dos carros são definidos pela ordem de inscrição, como fiz a inscrição na hora, meu numero foi o #29... coincidentemente o mesmo número que meu pai usou quando estreiou de Dodge em Interlagos, depois usou no Puma, e tambem no Opala! Tem coisas que não dá pra entender!

O calor estava forte e esperamos um pouco para a organização limpar a pista com folhas de arvore que cairam durante a noite. Mas depois de alguns minutos de espera vamos sentar no carro e acelerar...


Comecei devagar, nunca havia guiado um carro tração dianteira em um circuito e fui aumentando o ritimo progressivamente. O Gol estava com os pneus dianteiros do Puma, 185, 70 R13. Fiz algumas voltas e parei para conferir a calibragem depois de quente... quente? os pneus não esquentavam... resolvi abaixar a pressão para ver se melhorava. Voltei para pista e depois de algumas voltas parei de novo. Agora eles haviam esquentado, mas não estavam com um bom desempenho, o tempo estava mais alto do que o previsto, na casa do 1m35s..

Resolvi tirar o filtro de ar para ver se o carro ganhava torque e melhorava a saida de curva que com o motor 1.0 é bem lento. Fui para mais uma bateria de voltas e realmente melhorou um pouco, mas nada assustador.

Já havia gastado meio tanque e estava perto da hora do almoço, resolvi parar, o sol estava muito forte e estavamos com fome, deixei o carro esfriando para trocar os pneus e fomos almoçar.
Depois do almoço, abasteci o carro e troquei os pneus dianteiros, voltei os pneus originais, 175, 60 R13. Fizemos umas voltas com todos os carros participantes do Track Day para fotos e divulgação do evento e em seguida a pista foi liberada para acelerar de novo.


Com os novos pneus o carro ganhou toque e ficou mais ágil, por conta do tamanho do pneu, e se tornou um carro mais fácil de tocar. Depois de uns 30 minutos, parei para ver os tempos e tomar uma água. Tomei até um susto quando vi, do 1m33 com os outros pneus eu consegui baixar para 1m31... 2 segundos sem mudar nada!!!

A traseira ainda estava muito presa no chão e não conseguia fazer um traçado legal, mas voltei para a pista para tentar abaixar mais o tempo no traçado, já que não havia mais o que fazer no carro original. depois de mais uma bateria de uns 30, 40 minutos, e uma passeada na grama (as vezes agente erra), fui ver os tempos novamente, e mais uma vez consegui abaixar, 1m30s400... Coloquei na minha cabeça que queria entrar na casa dos 1m29!!!

já era tarde, por volta das 15h30 e o pessoal já estava indo embora, o comisario veio perguntar se iamos andar mais, pois a pista é livre até as 17h... eu disse que iria tomar uma água e voltava para andar mais, queria o 1m29!!!

Voltei, e depois de bater papo com um pessoal que apareceu lá, sentei novamente no Gol #29 com o Paulinho de carona e entrei na pista sozinho. Andei mais uns 30, 40 minutos, quando olhei no relógio do painel já eram 16h35, falei pro Paulinho, só mais uma volta! e novamente fui conferir os tempos, bateu na trave, consegui o meu melhor tempo, mas ainda na casa dos 30... 1m30s011... Me conformei, fiz o que pude, andei bastante na pista (54 voltas no total), testei diversos tipos de tocada, freada, traçado e diferenças no piso, acredito que foi bem proveitoso.


O Evento no final foi ótimo, achei um ótimo custo-benefício, pois é muito tempo de pista disponivel por um valor pequeno. Sem duvida recomendo a todos que gostam de automobilismo e querem experimentar andar em uma pista, vale cada centavo! Alem de fazer amizades!!!


Tomara que ainda tenha mais eventos como este ainda neste ano, e que cada vez mais consiga trazer gente para o esporte!

Conforme forem chegando as fotos do pessoal que manda eu vou postando aqui, e semana que vem estamos lá de novo, mas pra valer!!! Desta vez vamos com o Fusca #62, o Puma #17 e prestar assistencia ao F Vee Amarelo (#71). Durante a semana coloco fotos!!!

2 comentários:

@cintia_pop disse...

Foi muito legal... e digamos "tenso" ... no proximo o Pálio com certeza estará no grid!

Beijos

Cintia Szepkuthy

Anônimo disse...

Um final de semana muito divertido ... uma pista de tirar o folego ... só mais 5 voltas kkkkkk


Abraço

Paulinho