quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

5ª Etapa CCC (03)

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Domingo de corrida, como de costume, chego bem cedo ao autódromo, desta vez a inscrição já estava feita, só entrei e comecei a descarregar tudo...

Logo que comecei a descarregar, teve o chato acontecimento da BMW de Marcelo Zebra ter estourado o radiador no box, na minha frente logo que desceu do caminhão... fiquei com uma dó... mas corrida de carro é assim mesmo...


Depois de tudo pronto, carro vistoriado e abastecido, estava louco para ver como o novo acerto de suspenção ia reagir; Afinal agente vem trabalhando nela já faz 3 corridas...

Com a garoa quase chuva que caia em são paulo no domingo de manhã, abriram a pista para os treinos livre, e assim como na ultima corrida, fui praticamente o primeiro a entrar na pista e o último a sair dela.
A pista estava um sabão, com muita água, borracha de pneu dos protótipos que andaram antes de nós. Muito ruim mesmo de segurar o carro, o jeito era tirar o pé e fazer de tudo pra não rodar.
Passei o treino todo praticamente andando sozinho, rodei várias vezes, forte, fraco, fui pra grama, fiz uma festa. Quanto ao motor que foi revisado 1 semana antes, veio as 4 primeiras voltas redondo demais, depois começou a perder rendimento, sem barulhos estranhos, apenas não crescia...

Nessas condições, mesmo rodando muito consegui o 5º melhor tempo, fiquei bem satisfeito.

A espera para a corrida foi longa enquanto isso foi feito briefing, conversei com muita gente, achamos o problema do motor ter amarrado, era uma vela com o eletrodo fechado; Mas que finalmente chegou perto da hora de largar...

Fui sorteado para largar em 17º com o carro nº17, e ainda estava no Box 17, muita coincidencia não?

O grid foi o maior da CCC até agora, 21 carros, e eu pela primeira vez largando lá atras, estava muito mais tranquilo. Estava uma garoa bem fininha e a pista bem úmida, o puma que estava com o motor virando certinho, estava muito arisco, qualquer bobeada ele escapava, o acelerador era sensível demais e sempre contornando as curvas dosando...

Bom sem muita enrrolação, fui largar, na minha frente estava o Passat #21 do AD que largou mal, tive que tirar o pé atras dele antes de por do lado e passar... O S do senna foi aquele bolo de carro pra todo lado, eu coloquei por dentro e fiquei quetinho, só na 2ª perna que passei o Opala do Alcindo.

Na primeira volta como da pra ver no vídeo, eu vinha sem abusar muito, dando espaço pra todo mundo quando fui colocar por dentro do topolino no laranjinha, mas tinha uma puma rodada e um Dodge rodando, de novo tive que tirar o pé, o passat me passou... Continuei a tocar levando o carro com cuidado que estava arisco demais, e tentando chegar no passat e na alfa que estavam brigando na minha frente.


Como dá pra ver no vídeo, na 3ª volta tentando chegar na Alfa na curva do lago, ao sair dela no traçado meio errado, dei motor e a traseira escapou de uma vez... não tive nem o que fazer, que rodada forte, parecia que estava em um rally; Mas até ai da pra ver tudo no vídeo, depois de tudo isso acabei brigando com os 2 fuscas, o azul com motor a ar e o prata com motor AP...

De reta era covardia o que o motor AP pulava na frente e abria, mas eu freava mais dentro das curvas e vinha em cima dele... até a 5ª volta o pessoal da direção de prova se atrapalhar e colocar o Safety Car na volta errada, o pior é que deram bandera amarela e a placa SC... Eu todo inocente, colei no fusca prata e não passei, pensando que estava em bandeira amarela, mas não estavamos... Só me toquei quando o fusca azul passou nos 2 na freada do Lago... Fiquei bravo demais e voltei a acelerar. Na volta seguinte, 6ª volta o SC realmente entrou como é o combinado e eu querendo recuperar o tempo perdido e chegar no pessoal de novo vim andando forte mesmo em bandera amarela. Pois cometi o mesmo erro na saida da curva do lago e fui parar na grama pela 2 vez...

A corrida realmente pra mim já não valia mais nada, simplesmente aproveitei o restante para treinar traçado, testar o carro, tentar umas e outras ultrapassagens nos Fuscas... De qualquer forma foi divertidíssimo, apreendi muito com todas as escapadas e rodadas, disputas de posição... podemos dizer que foi muito produtivo o domingo... E para ajudar o motor pelo menos esta redondo, não tenho o que reclamar, tem muita força, liso, barulho bom e saudável, ótimo mesmo. Quanto a suspenção, ainda tem coisa a se fazer, mas acho que estamos no caminho certo, mais algumas modificações e vamos chegar no ideal....


Ano que vem promete! E começa logo, em Janeiro tem uma prova extra campeonato que talvez participe, vamos ver, até lá eu aviso aqui no blog!

Abraços
Ps.: Fotos feitas pelo amigo Paulinho, estão todas neste link: http://picasaweb.google.com/gpomec/CopaClassicosDeCompeticao5Etapa

Nenhum comentário: