quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Motor Puma #17 (03)

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Bom, meio atrasado com o blog, mas vamos lá que material não falta, falta é tempo para postar...

Foto: Detalhe da bronzina da biela marcada pelo desgaste;

Continuando com a revisão no motor do Puma #17, foram desmontadas as bielas e analizadas as bronzinas... Diferente do que pensávamos, estavam mais ou menos... Não condenadas, porem com um desgaste aparente... Esta não esperávamos; Não foram trocadas, mas não vai ter problemas, ainda tem muito material.



Começa então a segunda parte, a montagem de tudo... Começando com a conferência do balanciamento das bielas e pistões. Com a montagem de um pistão novo, é nescessário o retrabalho nele para balancear os 4... (vide foto acima)



Com tudo conferido, a montagem no eixo de manivelas (vira-brequim, árvore primária, como preferirem chamar) é iniciada... A engrenagem na foto é montada a quente, dilatando o material da engrenagem, ela encaixa no eixo e quando esfria, fica travada de tal forma que para sair apenas com um sacador... O processo atualmente na oficina está meio ultrapassado, porem ainda muito eficiente e rápido!




A sequencia de fotos para por ai, mas os próximos passos são encaixar o eixo de manivelas na carcaça do motor e fechar. Simples assim, Fusca é Fusca!

Bom por hoje já falei bastante... amanha continua!

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