segunda-feira, 29 de março de 2010

Rodas

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Neste fim de semana, estava na oficina e resolvi dar um tapa no Puma que estava todo empoeirado do jeito que tinha terminado a última prova...

Por mais que voce deixe o carro limpo, se a roda e pneu não estiverem limpos, o carro nunca fica bonito... Bastaria passar o "pretinho" nos pneus que já ajudaria muito depois de encerar a carroceria e limpar os vidros, mas no caso do Puma, usa rodas de liga de magnésio...

Quem teve sabe como é... A liga de magnésio é um material muito leve e resistente (este jogo de rodas esta rodando por volta de 40 anos, passando por vários carros de corridas e continua em perfeito estado). Se polido fica muito brilhante e bonito. Mas ai que esta o problema...


No Puma o centro das rodas é pintado, deixando somente o aro no material puro onde é realizado o polimento. O polimento é manual mesmo, sacrificante e cansativo, mas o resultado fica bonito... (pena que dure tão pouco, qualquer umidade acaba com o brilho e o material fica fosco novamente).

Nas fotos eu fiz o polimento em 2 rodas e as outras duas só limpei com um pano... Nota-se a diferença... vendo de perto é maior ainda, o flash da camera atrapalhou um pouco...

E aproveitando o assunto, fiz uma comparação das rodas... a da esquerda é de um Chevrolet Astra de 17" que esta na oficina para um serviço fundidas em janeiro de 2010. E a da direita é a roda do Puma 13", acredito eu fundida em 1969 ou 1970... Impressionante é a diferença de peso das duas...



Tambem fica a brincadeira de modernizar as rodas do Puma... (eu achei muito estranho... meu pai até que gostou... sei lá)

6 comentários:

Orlando Belmonte Jr. disse...

sei como é dar polimento nessas rodas,ficam lindas , mas tem que suar muito,na época eu tinha um patrocinador que cuidava das rodas,
agora eu mandei pintar, não vai ficar um espelho, mas tbm não vai dar trabalho rsrs
abs

GP Oficina Mecânica disse...

Pois é Orlando...

O brilho de espelho no Magnésio tem um preço, alto por sinal...

A opção é pintar mesmo!!!

Valeu
Carlos Eduardo Szépkúthy

Francisco J.Pellegrino disse...

Eu utilizo um produto da Meguiar's nas rodas do meu Camaro, dá menos trabalho, mas é cansativo.

Fabiani C Gargioni disse...

Essas rodas modernas iriam "acabar" com satral do puminha ele é lindo não cometam este sacrilégio. Tenho dois jogos desta roda e um está montado num fusca e sei que não é fácil mantê-las brilhando. E os CLÁSSICOS aí de Sampa? Eu vou correr aqui em S.Catarina na TURISMO CLÁSSICO de 147 na terra, se pudesse gostaria de andar no asfalto!!!!!

Flávio Costa disse...

Carlos,

Nem pensar em trocar essas belezinhas, hein... E outra, o polimento das rodas é exercício para os braços! rsrsrs

Mantenha-as polidas, como estão, é o acabamento mais chique para essas rodas.

Abraço,
Flávio.

GP Oficina Mecânica disse...

Fabiani,

Vai ser mantida a roda original sim, foi apenas uma brincadeira...

realmente é bem difícil de encontrar a roda "bolo de noiva" quando acha é um absurdo o preço...

Aqui em São Paulo a 2ª Etapa é dia 11 de abril, vou estar lá...
Legal saber que vai andar na Turismo Clássico! E esta mais do que convidado a participar da Copa Clássicos aqui em Interlagos se algum dia tiver a oportunidade...

Conte com o nosso apoio!

Abraço
Carlos Eduardo Szépkúthy