quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dinamômetro Formula Vee

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Não falei muito neste blog ainda da Formula Vee Brasil, mas vamos lá!


Filme feito pelo amigo Paulinho

Nesta semana, o amigo da CCC Regis, que no ano passado andava com o Puma #79 e neste ano anda com o Passat #75, mandou para a GP acertar a carburação do seu Formula Vee, recem montado e só fez a prova de estreia ainda, há muita coisa a se acertar!

Como o serviço é carburação, precisamos ver o que o carro tem para poder caburar o motor e conseguir um desempenho de acordo com o que o conjunto pode oferecer. Partindo do principio que no regulamento da F Vee o comando de válvulas é o mesmo para todos (Kombi injetada) e cabeçote só é livre a taxa, partimos para uma receita próxima com o que anda o Puma #17, mas com alguns detalhes específicos, por se tratar de um Formula e ter outras características.

Montados 3 pares de carburadores solex 32 com receitas diferentes, vamos ao teste dinâmico saber qual caminho tomar e mais uma vez como se trata de um formula, teste dinâmico deve ser no dinamômetro.

Terça feira a noite então fomos testar... A principio o resultado foi muito bom, 75cv de potência a 5000RPM, com 15Kgf de torque! Parece pouco, mas é um ótimo resultado para um início de acerto e para um motor bem original. Quando medimos a potência do Puma #17 foram números bem próximos, com 70cv de potência e 14 ou 13Kgf de torque...

Lembrar tambem que quando se trabalha carburação, é importante encontrar um ponto certo para o motor ser liso e cheio durante sua faixa de torque, o que no vídeo o motor do Régis mostrou-se estar muito bom!

Muito bom para um início, agora é necessário tempo e trabalho para acertar ainda mais o conjunto!

Nenhum comentário: