Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Era para ter postado isso antes, mas infelizmente não tive como...
A algumas semanas atras, meu pai recebe na oficina o Formula Vee nº45 (até então) do Roberto Zulino, um dos idealizadores do projeto e categoria atual. O carro veio para a GP para ser feito um trabalho geral de acerto, como feito no carro do amigo Régis, que foi postado o vídeo aqui.
Sabendo que o Zulino já havia participado de algumas etapas com o carro, sabiamos que ele funcionava e começamos a trabalhar em cima do carro. A principio, levamos o carro ao dinamômentro para fazer testes e ver o que ele tinha de desempenho antes de trabalhar, e os resultados foram bem fraquinhos... o conjunto fornecia na roda em torno de 61 CV, menos cavalaria que um motor VW a ar original.
Levado novamente a oficina, começamos a trabalhar, sacado o cabeçote para retrabalho de taxa, acerto de carburação, e mais alguns ajustes, montagem do respiro de óleo de câmbio, tomadas de ar, e mais alguns periféricos, fomos a mais um teste no dinamometro. Desta vez não saimos decepcionados, com o conjunto apresentando 76 CV, um resultado dentro do esperado, e muito próximo do que conseguimos no Puma #17, com 77 CV
O conjunto parecia estar ótimo com tudo em ordem, sem nenhum problema, estava tudo pronto para a 5ª Etapa da Formula Vee em Interlagos, e quem iria andar no carro para "testar" e fazer algumas barbeiragens, desta vez era eu!!!
Feliz por ter a oportunidade de guiar um formula pela primeira vez na vida, e experimentar um tipo de carro totalmente diferente do que estou acostumado a andar em Interlagos, mesmo sendo com o mesmo motor e câmbio, o restante é totalmente diferente.
Então, como não é de costume, nos preparamos para ir a pista no Sábado, classificar e participar da prova, já que o treino fora na sexta e não tivemos como participar.
Chegando ao box 23, o último, acabei conhecendo o pessoal da categoria que só conhecia de vista, e presenciei um clima muito agradável, com todo mundo reunido e conversando junto, nada de brigas e intrigas, muito legal! E depois de fazer a vistoria vieram os treinos classificatórios, que para mim era um treino de adaptação ao carro...
Sai de box e comecei a treinar, com uma dinâmica completamente diferente do puma, mais leve, mais pegada, relação de câmbio diferente, mais "traseiro" que o puma porem muito mais dócil de tocar, comecei a pegar ritimo até que aparece um vazamento na tampa de válvulas, encostei no box para o conserto, feito em alguns minutos e voltei para pista... Voltei a andar e comecei a me encontrar, uma rodada aqui, outra escapada aqui, mas nada de uma volta rápida.
No finalzinho do treino, subindo o café, o carro perde potência, e começa a grilar... muito esquisito, resolvi encostar, já estava no fim mesmo. No box, ao tirar uma tampa de válvulas, vimos as 2 varetas do 1º cilindro soltas... muito esquisito. Mas ai caimos na realidade, quando o carro estava na oficina, não foi aberto o miolo do motor (bloco), por alguns motivos, primeiro, porque o carro estava andando e funcionando, e segundo que o bloco é novo e praticamente nem sujo estava, não havia porque abrir e perder um tempo que não é tão facil assim de se arrumar!
Voltando ao box, encaixamos as varetas no balancim e fez o motor funcionar de novo, ao funcionar já apareceu um barulho esquisito vindo de dentro do motor. Uma especie de batida, forte, que aparecia as vezes e fazia o motor falhar, algo que fazia muito pensar ser tucho travando, ou coisa desse tipo, mas naquela altura, não havia mais o que fazer, fomos para o grid sabendo do problema e tentando apenas largar e dar quantas voltas fosse possivel!
Infelizmente não tivemos sorte com o problema e até para largar tivemos problemas, mas larguei, no fundo do pelotão, e ao contornar a 1ª perna do S do Senna o carro já não tinha mais força, tentei levar até o box, mas o motor apagou no bico de pato e por lá fiquei assistindo uma excelente prova.
Sim... tivemos problemas, foi frustrante, mas valeu. Como aprendizado, como experiência e conhecer essa "nova" categoria, que é ótima e só tem a crescer!
O motor ainda não foi aberto novamente, mas sera consertado e estará pronto para a próxima etapa, que será rodada dupla, nos dias 20 e 21 de agosto... Logo logo!!! Vamos ver no que vai dar!!!
Ps.: O post ficou sem fotos pois acabei perdendo a minha máquina fotográfica em interlagos e não tenho nenhuma foto ainda... mas assim que tiver coloco aqui tambem!
Um comentário:
Carlos, que show!!!
Quero na próxima prova ir até interlagos para batermos um papo!! Há tempos venho seguindo seu trabalho por aqui!!! Muito bacana!!!
Abraço,
Alvaro
www.gasolinanosangue.blogspot.com
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