segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tecnologia de Carros Flex (03)

Por: Pedro Eduardo Szépkúthy

Já falamos aqui sobre tecnologia de carros flex; Desenvolvidos no Brasil há cerca de meia década, hoje a grande maioria dos carros em produção seguem esta linha tecnológica. Nos carros com injeção eletrônica mais antigos, tambem há uma opção para torna-lo flexível, ou melhor, bi-combustível. Trata-se de um equipamento que reprocessa a frequencia de trabalho das eletrovalvulas injetoras, tornando possível o uso de álcool em carros a gasolina.

Os carros com injeção eletrônica, mesmo os movidos a gasolina, têm uma razão de compressão do motor bastante elevada, o que faz com que seja possível o uso do álccol, bastando mudar a quantidade de combustível injetado para acertar o balanço estequiométrico.


O equipamento é muito simples, é um variador de frequencia instalado em série entre a centralina e as eletroválvulas. A centralina, ou módulo de injeção, emite um sinal que segue para a eletroválvula, ou bico injetor, que é interceptado e reprocessado antes de chegar ao seu destino, o bico injetor. Como quem produz os sinais é a centralina, que armazena os "mapas" ou g´raficos de injeção, fica fácil para reprocessar, basta aumentar a frequencia em cerca de 25% e já teremos a quantidade propícia de álcool para o carro funcionar bem.

O consumo com certeza vai subir em número de litros, piora geralmente entre 20 e 30%, mas acaba sendo compensado pelo preço do combústível. Ai é só instalar um kit de partida a frio e curtir o carro bi-combustível.

2 comentários:

Felipão disse...

O custo pra colocar no carro é de quanto??? Muito interessante esse equipamento... confesso que não conhecia...

GP Oficina Mecânica disse...

Felipe,

Tudo Instalado sai por R $350,00, só fica sem a partida a frio, que pra colocar ela vai mais R$ 100,00, que agora no inverno eu recomendo e muito.

Ou seja Kit + Partida a Frio = R$ 450,00.

Sisteminha muito bom e funciona muito bem, tenho em todos os meus carros injetados em casa.

Carlos Eduardo Szépkúthy