domingo, 11 de abril de 2010

Raça é Raça!

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


É com o Slogan da fábrica da Puma, o qual levo o adesivo no Puma #17, que abro este Post para ilustrar situações reais que acontecem em corridas...

Acabo de chegar em casa... 4h21 da manhã do Domingo, dia 11 que vai acontecer 2 Etapa da CCC... E o motivo disso são problemas que insistiram em aparecer no carro e até agora a pouco nem funcionava.

Pois bem... O motor foi montado durante o prazo previsto, tudo estava certo... Esta semana foi meio acelerada e só fiz o teste de rodagem do Puma ontem (Sábado), por volta das 16h... Pois o carro não estava legal... Precisavamos resolver!

Começamos a trabalhar no carro e o tempo foi passando, e cada vez mais o defeito fantasma voltava e não tinha meio de fazer o carro funcionar.

Era o seguinte. Primeiro tivemos que abrir motor e revisar pistão e camisa para sanar um barulho no miolo muito estranho... Tiramos o motor fora, e abrimos... depois de uns ajustes, achamos o balancim do lado direito solto... Até ai tudo bem, o trabalho foi feito e quando estavamos fechando o motor novamente começaram os problemas maiores... o balancim ficou com os reguladores de válvulas muito duros e 1 deles quebrou...


Depois de 1 hora para conseguir regular as válvulas, fizemos o carro funcionar e com um barulho muito feio ele funcionou 2 minutos e morreu.... Nessa altura do campeonato já esstavamos perto da 1h da manhã do Domingo... Retiramos as tampas de válvulas e tinha 1 vareta torta... Estranhissímo, porem vamos consertar... E a partida foi dada de novo, o barulho voltou novamente e novamente aberta a tampa, não tinha mais nada errado, a não ser a folga de válvulas que havia se formado...

Resolvemos trocar os balancins por outro jogo e quando o último parafuso estava quase apertado, o balancim quebrou... Arrumamos um 3 jogo de balancins e montamos no carro...

O resultado final não ficou bom... ainda temos problemas no carro, mas não há como resolver ainda neste fim de semana... Pelo menos consegui dar uma volta no quarteirão e vou conseguir andar com o carro... Não virar tempo, mas andar!


Só não vai ter como dormir, jaja preciso voltar pra oficina e carregar o carro para Interlagos!

Infelizmente as vezes da tudo errado! Acontece!

3 comentários:

roberto zullino disse...

não dá para perceber na foto, mas acho que esses balanceiros são dos antigos sedans, brasília etc...se forem esses pode esquecer, não servem para a pista.
tem que usar balanceiros modernos de kombi onde o parafuso de regulagem é mais grosso.
ecomende na autorizada que nunca mais tem problema.

Tohmé disse...

Carlos, por isso que te procurei em Interlagos no sábado e não achei...
Na próxima se paga o café.

GP Oficina Mecânica disse...

Zulino,
deve ser sim...
Este foi um dos que eu tirei de um motor velho lá na oficina, não faço nem idéia de que carro era o motor... Os Balancins do Puma mesmo são modernos, mas no Sábado a noite foi minha única opção...

Tohmé,
Pois é, a briga foi dura, mas na próxima vai ser diferente!

Carlos Eduardo Szépkúthy