terça-feira, 25 de maio de 2010

Capítulo 4

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy


Vamos para nossa descrição da corrida, ou quase corrida da 4ª Etapa que aconteceu neste fim de semana em Interlagos.

Na última corrida, eu comecei o post dizendo que foi possívelmente uma das minhas melhores corridas, desta vez eu praticamente nem corri, mas nem por isso foi ruim, apenas mais um capítulo!

O Fim de semana começou bom, era sábado 14h30 estavamos com tudo pronto, o carro, testado na rua estava ótimo, tudo perfeito, foi até estranho.
Chegou o Domingo e a mesma rotina de sempre, a não ser pelo meu estado de saúde, acordei com um pouco de febre e gripe, mas algumas blusas por baixo do macacão e vamo pra pista!

Veio as 8h, e abriu box para o treino livre, na primeira volta já senti que o carro estava horrivel... não tinha chão nenhum (o piso estava molhado e com muito óleo), freava desequilibrado, o cambio estava escapando 3ª, mas o motor vinha bem!

Dei 1 volta na segunda já com os pneus um pouco mais quentes, começei a abusar um pouco mais, mas tava muito ruim o piso. Ao abrir a 3ª volta, o motor começou a "Grilar", apresentar o barulho típico de pré-ignição. Completei a 3ª volta bem devagar, praticamente sem acelerar, não queria que quebrasse novamente o motor como na 1ª etapa e perder todo o desenvolvimento de novo.


Ao parar no Box, meu pai já esperava para ver o que estava acontecendo. Tiramos as velas e realmente estavam apresentando um sintoma de falta de combustível na mistura, feito o acerto na mistura e nas velas mais do que rápido (10 minutos), consegui sair de novo para dar mais 2 voltas de treino... Onde o carro parecia bom novamente!

Veio a prova, com a pista quase seca e mais limpa, fiz 2 voltas de reconhecimento judiando do motor para ver se apresentaria o problema novamente, e estava ótimo! Parei no grid até que contente, com o Zebra na minha frente na Pole, o Regis do Puma #79 em 2º e eu em 3º. Todos da minha categoria, iria ser uma boa briga!


Veio a largada. Dei uma erradinha e fim uma larguada razoável, mas consegui passar o Puma do Regis e ficar com a 2ª Posição. Que não durou muito até o Nenê Finotti com o Fusca Prata me passar. Como um relógio, após completar a segunda volta, o barulho no motor voltou a aparecer e o motor começou a perder rendimento. O que começou a ficar complicado, 3ª volta, com um motor perdendo força, freiadas desequilibradas e baçançando muito de reta, comecei a ficar para tras...

O brarulho começou a aumentar muito depressa, pensei: vai quebrar de novo, preciso parar, não vai ter jeito. E realmente na 4ª volta abandonei. Não muito feliz, mas pelo menos não quebrou.

Acontece, já estamos trabalhando no defeito há algumas corridas, encontrando dificuldades para acertar, por não ter oportunidades de testes de rodagem. Na rua é muito complicado e na Pista não tenho tempo disponível para tal. Mas estamos progredindo, sabemos que o equipamento que temos é bom e tem potencial para andar na frente. Só precisamos ter paciência de acertar! É assim mesmo, mais um Capítulo!

Queria aproveitar para parabenizar o Gustavo Araujo do Fiat 147 amarelo #64, o Magic Box; Que estreiou na 4ª etapa e foi ótimo, teve uma estréia tranquila, sem dores de cabeça nem sustos... Continue assim que esse é caminho! Parabéns!


Parabéns especial tambem para o fotógrafo Rodrigo Ruiz (www.velocidadeonline.com.br), que sempre faz um ótimo trabalho, e vem ajudando muito a CCC dando espaço no seu blog, e sua cobertura fotógrafica excelente! Realmente estão ficando cada vez melhores as fotos!

Infelizmente até a camera onboard dessa vez resolveu não funcionar... vou ficar devendo o vídeo dessa etapa. O nosso fotógrafo, cinegrafista e entusiasta oficial, Paulinho, estava lá e filmou alguma coisa, quando postar na internet eu coloco aqui! Mas foi uma ótima corrida! Parabéns a todos que participaram desta etapa e que venha a próxima dia 13/06 em comemoração de 1 ano de CCC! Vai ser uma festona!

2 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

Carlão, coisas de corrida....paciência.

Gustavo Araujo #64 disse...

Grande Carlos!
Primeiramente, muitissimo obrigado pela citação e pelos elogios. Pois saiba que você e vosso pai me ajudaram bastante, pessoas excelentes que me apoiaram e me deram dicas preciosas. Muito Obrigado mesmo. Quanto a sua corrida, apesar de eu ainda não ter vivenciado isso, por ser muito novo de pista, sei que faz isso tudo faz parte e que brevemente consiguirá solucionar os problemas e voltar à ocupar vossa posição no pódio. Seja lá como tenha sido, párabéns pelo seu trabalho e pilotagem!

Um grande abraço para você e para o "seu" Pedro.