quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fiasco

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Fiasco! É como se resumiu a 5ª Etapa da CCC de 2011 para nos da GP!

Não que eu tenha ficado triste e desmotivado, muito pelo contrario, gostei desta 5ª Etapa, mas os problemas foram muitos.

Eis que com 2 semanas de descanço da ultima etapa, conseguimos consertar o tal defeito dos cubos traseiros do Puma e o carro parou de balançar e tinha freio bom. Tudo vinha correndo muito bem com os preparativos para a prova, o motor do puma estava bem redondo, muito gostoso, o retrabalho no motor/carbura parecia ter surtido efeito, estava tudo tranquilo até demais.

Até que a 1 semana da corrida, nosso velho amigo, Devair (Banana), fez a compra do Fusca #62 e iria estreiar na 5ª Etapa. Como estava tudo muito em cima da hora, nada foi feito no Fusca, apenas uma revisão em freios e nos sistemas de segurança do carro. Aplicados os adesivos o carro ficou como estava. Já o puma que estava bom, ao dar uma volta no quarteirão na sexta feira, como é de costume, apareceu uma vibração forte de motor, que nos preocupou, mas não havia muito o que fazer, não há como desmontar e balancear um motor em um fim de semana, os fornecedores não conseguiriam nos atender a tempo, então ficou decidido andar com o que tinha.

Fomos a pista sabendo que nada seria fácil, problemas teriamos muitos e não esperavamos resultados.
Com o Puma #17 foi tudo bem simples, a vibração foi tão forte que 1 volta foi o suficiente para soltar o carburador do lado esquerdo e fazer o carro ficar praticamente com 2 cilindros funcionando. Mesmo reapertando, ele voltou a se soltar e pontos de ar falso começaram a aparecer, fazendo a mistura não ficar acertada e o carro fraco. não consegui treinar.

O estreante Fusca #62 e seu piloto "Banana", tambem tiveram um azarão. Como tudo foi as presas, não conferimos o torque das mangueiras do radiador externo de óleo, que se soltaram e vazou muito óleo na pista, fazendo uma melequeira e tanto no carro e na pista, o que prejudicou o finalzinho de treino de todo mundo da CCC. Fazer o que acontece.

Para a prova, os problemas dos dois carros foram solucionados dentro do possivel. Mas realmente não era o meu dia de sorte, ao sair dos boxes para alinhar no grid, o carburador se soltou mais uma vez e tive que largar dos boxes por conta do reparo de novo, enquanto Devair seguia com sua largada modesta e seu aprendizado como piloto ia acontecendo.

Bom, fui para a pista com o carro falhando e batendo pino mesmo, para ver o motor explodir de vez, e não ficar nesse lenga lenga, mas acontece que ele foi perdendo força a cada volta e na 5 volta encostei sem condições de continuar, mesmo sem quebrar o motor, virando na casa dos 2m33s. O fusca #62, estava devagar tambem, mas estava funcionando, até que depois de 2 voltas o motor esquentou o suficiente para fazer o oleo deixado no cofre do motor com a mangueira solta no treino escorrer e levantar aquela fumaceira de novo. Os fiscais deram bandeira para Devair e ele teve que encostar, abandonado a prova mesmo com o carro funcionando. Não havia como secar o óleo e ele não podia sair do box fumando. Fim de prova para nós.

Tantos problemas e um final antecipado não me desanimaram, pois as poucas lentas voltas que tivemos, serviram para eu finalmente apreender a fazer o traçado do S do Senna, e melhorar alguns detalhes da minha tocada no circuito, fiquei muito contente com isso. Já o "Banana", serviu como um breve aprendizado para ver como as coisas funcionam em corridas, alem dele rodar algumas vezes e ver que não basta pisar fundo, deve saber "tocar" o carro, tambem aprendeu a aceitar que corridas muitas vezes são frustrantes e pode acontecer de tudo!

O resultado acho que foi positivo!
Os reparos no Puma já começaram nesta semana e vamos tocando a vida rumo a próxima etapa que acontece no mês que vem, dia 17 de julho, onde pretendemos estar novamete com os 2 carros!

Até lá mando noticias sobre os reparos e novidades!

Ps.: esqueci de pegar as fotos da máquina fotográfica, mas assim que pegar coloco aqui!

2 comentários:

Anônimo disse...

Carlos..., é assim mesmo... todo mundo sabe, mas custa a acreditar..., o carro está 110%... tudo bala...andando uma maravilha..., mas as vezes, vai pra pista e depois de uma volta ...
Mas, uma hora essa novela acaba..., é o que eu espero..., ( ou diminua...)
Abraços, Topete

Priscila disse...

Tudo na vida é um aprendizado!!! Parabéns pela corrida de domingo, foi muito legal!! E não tem jeito, sempre fico muito nervosa...

Mais uma vez Parabéns aos 2, ou melhor aos 3 (Kadu, Devair e Pedro né!!)

Bjoo

Ah! Adorei o novo layout do blog.