Por Pedro Eduardo Szépkúthy
Era lá pelo meio do ano, corriam duas categorias no final de semana, Divisão 3 e Formula VW Vê e Super Vê.
Meu amigo Arturo Fernandes lutava pelo campeonatoda D.3 e nós, a "turma" do Rodge Ramos (São Bernardo do Campo) comperecíamos em peso e assíduos na torcida por nosso amigo e ídolo.
Eis que corre a notícia de que naquele dia haveria uma prova de arrancada, aberta a qualquerpiloto, depista ou de "rua". Lá fui eu. correndo me apresentar ao Sr. Bastos, um dos responssávei pela organização da corrida. Fiz minha inscrição e peguei meu Puma 1969 motor 1.7 roletado e fui para a pista. Eu nem sabia o que era essa tal de prova de arrancada, aliás, poucos sabiam.
Era a segunda vez que se organizava essa prova. Tudo era precário, os carros se apresentavam na entrada do Box em fila indiana e liderados pelo pace car, percorriam a pista pelo anel externo (hoje extinto), e eram alinhados dois a dois a 300 metros da linha de largada. Um comissário de pista dava a bandeirada e a dupla largava para ver quem chegava primeiro ao final do percurso. Quem perdia estacionava o carro na curva 1, quem ganhava dava a volta pelo anel externo e se alinhava novamente para correr, e assim ia, sucessivamente até sair um campeão.
Pois é, lá estava eu e meu carro supostamente imbatível nas ruas. Nesse dia, haveriam duas baterias de arrancada! E lá fui eu, logo de cara cai com um opalão 6 cilindros, envenenadíssimo. Quase perdi, fui "capengando" até terminar essa primeira bateria, que não valia nada como classificação.
Veio o intervalo, ou melhor, a segunda bateria da D.3, que o Arturo venceu, e nos aprontamos para ver o que acontecia com meu carro. Descobrimos que as velas não estavam boas, com a ajuda de meu (finado) amigo Mingo, conseguimos trocar três delas, uma não saia de jeito nenhum. Se forçácemos, arrancaria a rosca do cabeçote. Resolvemos deixar como estava.
A 2ª Bateria de arrancada começa e eu estava lá firme com meu Puma com 3 velas novas e 1 vela velha. O carro vinha bem até 6500 RPM, daí para frente ele "amarrava"(o motor virava 7700/7800 RPM).
Fui Virando e "levando" os adversários, até que sobramos 3, um Maverick V8 com 2 quadrijets, comando especial, cabeçote trabalhado, diferencial blocado, rodas de tala 12" na traseira... Dava Medo. O outro finalista era uma Brasilia, muito bem montada e muito rápida. Dentre os dois sairia o meu adversário para a corrida final. Quando o comisario de pista mandou que os dois alinhassem, o piloto da Brasilia desistiu de encarar o Maverick e, sobrou a vaga pra mim.
Alinhamos com todo o cuidado. Nós dois sabíamos do potencial de cada um. Quando a bandeira desceu, os dois carros sairam enrrugando o asfalto e rugindo como duas feras selvagens. O público ficou de pé, eu mal conseguia ouvir o meu motor pois o V8 do Maverick fazia um ronco ensudercedor. Não sei dizer se foi a falta da 4ª vela nova, mas é fato que o V8 colocou um para-lamas a frente do puma e assim corremos "grudados" até o final. Foi um delírio, o público quase pôs a arquibancada abaixo.
Ficamos em segundo Lugar. Em 2º na 2ª prova de arrancada em interlagos. Meio frustado, meio contente, recebi os cumprimentos do meu pessoal do Rudge e fui para casa. Foi um marco na minha vida. Dai pra frente deixei de ser um "empolgado" no volante e passei a me dedicar ao automobilismo tanto como piloto como preparador.
4 comentários:
Cara... tava lendo aqui, cheguei a arrepiar imaginando a puxada que relata! Meu nome é André, eu moro em Bauru (interior de SP) há 7 anos mas morava no Rudge e conheci o Mingo de vista, mas na época que eu tinha meu próprio carro, já era a Loreti que tomava conta da Oficina na Dr. Rudge Ramos...
Hoje trabalho com peças de performance e estou incentivando a mulecada nova daqui do interior, a andar em "treinos" organizados, com cronometragem e tal... Eu montei um blog pra passar informaçoes pro pessoal do clube... comecei esses dias. E estava querendo umas informações de quando começou exatamente a arrancada... Pq eu começei a frenquentar em 86/87, e sei que tem muita coisa bacana pra trás disso! Na pesquisa encontrei seu blog e adorei ler... já estou virando seguidor! Se vc me autorizar, eu gostaria de postar lá sobre o começo da arrancada falando em cima do que eu li agora aqui! Abração e até...
MSN: andre_pombal@hotmail.com
Orkut: Clube da Performance
Blog: http://clubedaperformance.blogspot.com
Amigo,
Fico muito feliz que tenha gostado, e com toda certeza pode usar o material em seu blog tambem!
Gostei tambem de conhecer seu trabalho e só tenho que elogiar a iniciativa de tentar trazer o pessoal para o esporte e sair da corrida ilegal...
Estou a disposição.
Carlos Eduardo Szépkúthy
(carlos.sze@hotmail.com)
Olá!
Encontrei seu blog por acaso...
Idéia bem legal a sua.
Gostei dos seus comentários sobre meu pai (Mingo).
Essas histórias são fascinantes mesmo!
Você tem fotos do meu pai e dos carros que ele preparava?
Postaram um vídeo (bem pequeno) no Yutube dele em interlagos com o chevette 6 cil. Segue o link caso queira ver... https://www.youtube.com/watch?v=7xnrWdjbnR8
um abraço
Loreth
Ola muito legal lembrar desta epoca, soh que gostaria
De retificar o resultado, na epoca eu tinha um fusca vermelho ano 1968 placas CE 8865 e participei desta prova, inclusive quase nao consegui pois meu carro nao tinha cinto de seguranca, mas me liberaram pois ninguem acreditava que eu iria conseguir passar da primeira pussada, mas qual nao foi a surpresa ao ganhar de todos os fuscas ( 1300/1500/1600/1800/2000/2200) e por final ganhar dos opalas 6 canetos e dos mavericks
V8, aonde quase a arquibancada veio abaixo e por ultimo
Tinha um divisao 4 da e o Trans An do Anisio Campos, e foi com esse a ultima puxada que por pouco nao levei este tambem, mas fui declarado campeao da primeira prova de arrancada de Interlagos.
Inclusive foi feita uma reportagem na epoca em um programa que passava na TV Tupy no sabado pela manha
Acredito que tenha sido neste mesmo dia mencionado acima, pois ainda tenho o recorte de jornal em algum lugar.
Otimo relembrar esteperiodo em que corriamos na marginal Pinheiros na sexta a noite.
Abs
Peninha.
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