Por: Carlos Eduardo Szépkúthy
Continuando com a revisão no carro para a próxima etapa no dia 13/12 em interlagos; O próximo passo era abrir a carcaça do motor e examinar as bronzinas, principalmente de mancal que como o carro roda sem o circuito externo de óleo e na última etapa tivemos o problema do carbura, a temperatura do motor subiu, tanto que derreteu 1 pistão... Com a alta temperatura o óleo do motor afina e prejudica a lubrificação.
No marcador de temperatura do carro na corrida ele não subiu tanto assim, trabalhou entre 90 a 100°C, o que para um carro de corrida ainda mais refrigerado a ar pode ser considerado "normal"...
A pressão do óleo caia um pouco no miolo do circuito por trabalhar com o giro mais baixo do motor, ficava em torno de 1,3 a 2,5. Tivemos 1 momento nos treinos que o caiu para 0,9, foi quando resolvi encostar nos boxes.
Olhando para toda essa informação, tambem previmos certo desgaste prematuro das bronzinas... Como da pra ver na foto, a seta vermelha mostra um risco alaranjado, é bem pouco que riscou, mas riscou e para fazer outra corrida não vou arriscar perder o motor... Vai ser realizada a troca. Para um carro original isso é completamente normal... afinal o motor ainda não "fuma" (queima óleo) com este defeito...
Ainda vai ser desmontada as bronzinas de biela, mas não teve ter afetado... O resto parece estar em ordem, como meu pai costuma dizer, esse motor é muito valente, se fosse outro no lugar dele rodando tanto tempo sem 1 carburador não sei não...
5 comentários:
Se for possível responder, tenho duas perguntas:
1. Essa chapa defletora de óleo é a da SportSystems?
2. O comando de válvulas é o 2AG (Kombi injetada)?
Obrigado,
Irineu
Irineu,
A chapa defletora comprei na Ancona aqui em SP.
O comando de vávulas é o da Kombi sim, porem não o da injetada e sim o da carburada.
Carlos Eduardo Szépkúthy
Obrigado pelas respostas. Vou tentar entrar em contato com você no dia 12 em Interlagos.
[]
Irineu
Irineu,
Vou estar em interlagos apenas no dia 13, domingo...
Abraço
Carlos Eduardo Szépkúthy
Não entendi esse negócio de giro mais baixo no miolo, ando sempre a quase 6000.
Em todo caso, a pressão de óleo não deveria cair ainda mais com a temperatura nessa faixa.
Acho que é melhor colocar meio litro de óleo a mais, essa chapa da Ancona ajuda, mas não resolve. O que pode estar acontecendo é o pescador chupar ar e diminuir a eficiência do sistema baixando a pressão. Ainda mais que quando vai para giro alto a pressão volta ao normal. Pode ser a bomba, mas acho que primeiro deve-se testar com mais meio litro.
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