terça-feira, 24 de novembro de 2009

Motor Puma #17 (02)

Por: Carlos Eduardo Szépkúthy

Continuando com a revisão no carro para a próxima etapa no dia 13/12 em interlagos; O próximo passo era abrir a carcaça do motor e examinar as bronzinas, principalmente de mancal que como o carro roda sem o circuito externo de óleo e na última etapa tivemos o problema do carbura, a temperatura do motor subiu, tanto que derreteu 1 pistão... Com a alta temperatura o óleo do motor afina e prejudica a lubrificação.


No marcador de temperatura do carro na corrida ele não subiu tanto assim, trabalhou entre 90 a 100°C, o que para um carro de corrida ainda mais refrigerado a ar pode ser considerado "normal"...

A pressão do óleo caia um pouco no miolo do circuito por trabalhar com o giro mais baixo do motor, ficava em torno de 1,3 a 2,5. Tivemos 1 momento nos treinos que o caiu para 0,9, foi quando resolvi encostar nos boxes.

Olhando para toda essa informação, tambem previmos certo desgaste prematuro das bronzinas... Como da pra ver na foto, a seta vermelha mostra um risco alaranjado, é bem pouco que riscou, mas riscou e para fazer outra corrida não vou arriscar perder o motor... Vai ser realizada a troca. Para um carro original isso é completamente normal... afinal o motor ainda não "fuma" (queima óleo) com este defeito...

Foto: O outro lado da carcaça do motor, aparentemente em ordem.

Ainda vai ser desmontada as bronzinas de biela, mas não teve ter afetado... O resto parece estar em ordem, como meu pai costuma dizer, esse motor é muito valente, se fosse outro no lugar dele rodando tanto tempo sem 1 carburador não sei não...

5 comentários:

Unknown disse...

Se for possível responder, tenho duas perguntas:
1. Essa chapa defletora de óleo é a da SportSystems?
2. O comando de válvulas é o 2AG (Kombi injetada)?

Obrigado,

Irineu

GP Oficina Mecânica disse...

Irineu,

A chapa defletora comprei na Ancona aqui em SP.
O comando de vávulas é o da Kombi sim, porem não o da injetada e sim o da carburada.

Carlos Eduardo Szépkúthy

Unknown disse...

Obrigado pelas respostas. Vou tentar entrar em contato com você no dia 12 em Interlagos.

[]

Irineu

GP Oficina Mecânica disse...

Irineu,

Vou estar em interlagos apenas no dia 13, domingo...

Abraço
Carlos Eduardo Szépkúthy

roberto zullino disse...

Não entendi esse negócio de giro mais baixo no miolo, ando sempre a quase 6000.
Em todo caso, a pressão de óleo não deveria cair ainda mais com a temperatura nessa faixa.
Acho que é melhor colocar meio litro de óleo a mais, essa chapa da Ancona ajuda, mas não resolve. O que pode estar acontecendo é o pescador chupar ar e diminuir a eficiência do sistema baixando a pressão. Ainda mais que quando vai para giro alto a pressão volta ao normal. Pode ser a bomba, mas acho que primeiro deve-se testar com mais meio litro.